Publicidade

Pregação sobre A Conversão do Carcereiro Atos 16:31

 Pregação sobre A Conversão do Carcereiro de Filipos Atos 16:31

Introdução

Paulo e também Silas expulsaram demônio de uma jovem que dava muito lucro aos seus senhores, por isso foram levados à praça, à presença dos magistrados que mandaram açoitá-los com varas, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. 

E, perto da meia-noite, eles oravam e cantavam hinos a Deus. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.  

Publicidade

1. O Carcereiro precisava despertar do Sono Espiritual

  • ²⁷ E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. Atos 16:27

Quando o carcereiro acordou - O tremor da terra causado por Deus despertaria qualquer um!

A conversão do carcereiro começou quando Ele acordou do sono. É provável que o choque do terremoto o tenha acordado, e a abertura das portas da prisão, e as expressões de alegria e espanto dos prisioneiros, quando no escuro encontraram suas amarras soltas, e gritaram para contar uns aos outros o que sentiam: isso foi o suficiente para despertar o carcereiro, cujo lugar exigia que não fosse difícil acordá-lo. 

Esse despertar do sono significa que ele precisava do despertar de sua consciência de seu sono espiritual. 

O chamado do evangelho é: Desperta, tu que dormes ( Ef 5:14 ), como o de Jonas, 1:6 .

2. Paulo não Fugiu, mas se importou com a Vida e a Conversão do Carcereiro

  • ²⁸ Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. Atos 16:28
Em seu medo, ele sacou sua espada e ia se matar, para evitar uma morte mais terrível, e esperava uma, uma morte pomposa e ignominiosa, à qual ele sabia que estava sujeito por deixar seus prisioneiros escaparem 

A lei romana determinava que, se um guarda perdesse um prisioneiro, ele receberia a mesma punição que o prisioneiro receberia. Conclui-se que o carcereiro sabia que havia alguns homens na prisão que haviam cometido crimes capitais e estavam sendo mantidos para execução. O carcereiro preferia cometer suicídio a enfrentar a vergonha e a execução.

Que irônico! Paulo, aquele que havia sido ferido física e temporalmente, é o agente por meio do qual o carcereiro é poupado física e eternamente. Isso me lembra da declaração de Paulo em 1 Coríntios 9:12: "Tudo suportamos, para não causarmos obstáculo algum ao evangelho de Cristo".

E similarmente na prisão em 2 Timóteo 2:9-10 + ele disse "pelo qual (pelo Evangelho - 2 Tm 2:8 + ) sofro sofrimentos até a prisão como um criminoso (EM ROMA); mas a palavra de Deus não está presa.

Ao não escaparem, demonstraram um discernimento tremendo. As circunstâncias diziam: "Escapem". Mas o amor dizia: "Fiquem por esta alma". Eles não eram guiados apenas pelas circunstâncias, mas pelo que o amor os compelia.

3. Tremendo com medo se prostrou

  • ²⁹ E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.  Atos 16:29

Um sinal da conversão do carcereiro foi a sua atitude. Tremer de medo (entromos, de en = em + tromos = tremor ou terror) significa estar aterrorizado, tremendo ou tremendo de medo extremo.

Caiu diante de (prostrou-se) ( propipto de pros = preposição que expressa movimento ou direção como em direção a + pipto = cair) significa literalmente cair em direção a ou sobre algo e, como aqui, ao se referir a pessoas, significa cair diante de alguém (cf. a mulher curada em Lucas 8:47 , os demônios diante de Jesus em Mc 3:11 , Lucas 8:28 ).

Este endurecido carcereiro caiu trêmulo . Isso foi tão dramático quanto parece. 

Este carcereiro, quando foi assim levado a tremer, não poderia se referir a uma pessoa mais adequada do que a Paulo, pois outrora fora o seu próprio caso; ele já havia sido um perseguidor de homens bons, como este carcereiro — os havia lançado na prisão, como ele os mantinha — e quando, como ele, ele foi conscientizado disso, ele tremeu e ficou surpreso; e, portanto, ele foi capaz de falar com mais sentimento ao carcereiro.
  • Ele pediu uma luz, porque estavam no escuro
  • Ele se prostrou diante deles
  • Ele tinha em seu espírito um temor por eles, pela imagem de Deus sobre eles
  • Ele lhes deu um título de respeito: Senhores, kyrioi . 

4. O que devo fazer para ser salvo?

  • ³⁰ E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para ser salvo? Atos 16:30

O que devo fazer para ser salvo? é a maior pergunta que qualquer homem ou mulher pode fazer.

Todos os prisioneiros ainda estavam lá e sua vida física não estava em perigo. Mas sua vida eterna estava em grave perigo e seus olhos foram abertos para ver sua situação desesperadora! 

O carcereiro imediatamente reconheceu que tal milagre havia ocorrido e que aqueles homens eram, de fato, como o espírito maligno na donzela havia proclamado, "servos do Deus Altíssimo" ( Atos 16:16 ), que poderiam lhe mostrar "o caminho da salvação" ( Atos 16:16 ). 

"O que devo fazer para ser salvo?" é o clamor de pessoas perdidas em todo o mundo, e é melhor que sejamos capazes de dar a elas a resposta correta.  Mas Paulo sabia a resposta certa — fé em Jesus Cristo. No Livro de Atos, a ênfase está na fé somente em Jesus Cristo ( Atos 2:38–39 ; Atos 4:12 ; Atos 8:12 , 37 ; Atos 10:10–43 ; Atos 13:38–39 ). 

Como foi na conversão do carcereiro é assim que Deus quer que nossas vidas sejam: ímãs naturais atraindo as pessoas para Ele. Nosso cristianismo deve fazer com que os outros queiram o que temos com Deus.
  • Primeiro, a Sua salvação é agora a sua grande preocupação.
  • Segundo lugar, Ele não pergunta a respeito dos outros, mas a respeito de si mesmo
  • Terceiro lugar, Ele está convencido de que algo deve ser feito para sua salvação:

5.  Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa.

  • ³¹ E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31

Creia aqui transmite um senso de urgência = Faça isso agora. Essas palavras devem estar conectadas tanto com "creia" quanto com "seja salvo". Não procrastine, pois você pode não ter o amanhã ( 2 Co 6:2 ).
Creia no Senhor Jesus. Foi isso que Pedro disse a Cornélio ( Atos 10:43 ). Este é o cerne da questão tanto para o carcereiro quanto para sua casa.

Uma firme convicção que produz pleno reconhecimento da revelação da Verdade de Deus - 2Ts 2:11 

Uma entrega pessoal à Verdade ( Jo 1:12  

Todos nós precisamos nos perguntar: "Jesus Cristo é meu Senhor?". "Levanto-me cada dia, reconhecendo que este é o dia que o Senhor fez?" ( Sl 118:24 ). "Entrego minha vontade à Sua vontade ao começar cada dia?" (compare  Rm 12:1  ;  Rm 12:2 ).

Salvo: Mateus registrou a conversa do anjo com José declarando "Ela (Maria) dará à luz um filho, e você o chamará de Jesus, porque ele salvará  (  sozo) o seu povo dos seus pecados." ( Mt 1:21 )

Todo aquele que aceita o dom gratuito da salvação oferecido por meio de Sua morte e ressurreição é liberto das garras do pecado e da consequente pena de morte ( Rm 5:8-11 ; 10:9-11 ; Ef 2:1-10 ).

  • ³² E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. ³³ E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. ³⁴ E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e alegrou-se de que com toda a sua casa havia crido em Deus. Atos 16:32-34
Eles passaram a instruí-lo e à sua família na doutrina de Cristo ( v. 32 ): Falaram-lhe a palavra do Senhor. Ele era, ao que parece, um completo estranho a Cristo, e, portanto, é necessário que lhe seja dito quem é esse Jesus, para que creia nele ( João 9:36) . 

É por isso que a casa do carcereiro foi salva. Os pecadores precisam ser apresentados ao Evangelho de Deus para que possam responder, crer e ser salvos.

Esta é a reviravolta sobrenatural que se observa quando uma pessoa se converte genuinamente e passa por uma verdadeira mudança de estilo de vida. A mudança de atitude do carcereiro se manifesta claramente na lavagem das feridas desses dois prisioneiros, pois agora eles eram seus irmãos em Cristo, não seus inimigos.
Pregação sobre A Conversão do Carcereiro Atos 16:31

Veja também

Conclusão


O carcereiro e sua família foram imediatamente batizados e, assim, assumiram a profissão do cristianismo, submeteram-se às suas leis e foram admitidos aos seus privilégios, ao declararem solenemente, como o eunuco, que acreditavam que Jesus Cristo é o Filho de Deus


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)