Decepção: Como Superar?
Cristo que nos capacita a enfrentar as dificuldades e as decepções da vida sem que percamos o ânimo. Todos nós, em algum momento, nos sentimos esgotados, e é nessas horas que a fé que Deus plantou em nossos corações parece enfraquecer.
Sabemos, afinal, que a chuva cai sobre justos e injustos, não é mesmo? A vida, como ela é, traz consigo decepções.
Situações Que nos causa decepções
Quais são as circunstâncias que têm testado sua fé e que, aos seus olhos, parecem impossíveis de resolver?
• Relacionamentos que se romperam.
• Uma vida corrida, sem tempo para o que importa.
• Atrasos divinos nas promessas de Deus.
• Problemas emocionais, familiares ou conjugais.
• Dificuldades financeiras.
• Doenças ou a perda de alguém querido.
• Momentos de disciplina de Deus, que trazem dor e desconforto.
• A jornada da vida se tornando pesada, como a que o povo de Israel enfrentou no deserto (Números 21:4).
Em cada uma dessas áreas, estamos vulneráveis à decepção e à dor. Mas Jesus nos deu autoridade e poder sobre todas as questões da vida. Ele nos chamou para sermos vencedores!
- ³³ Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33
O problema é que temos um inimigo que quer explorar justamente essas áreas que nos causam dor e dificuldade. O objetivo dele é nos desgastar, nos fazer perder o ânimo.
1. O Plano do Inimigo é nos decepcionar
Precisamos entender que temos um inimigo com um objetivo claro. Sabemos que ele veio para matar, roubar e destruir, mas a Bíblia também nos alerta que ele está empenhado em nos desgastar.
Daniel 7:25 (na tradução que usa a palavra "desgastar") mostra essa intenção: o anticristo perseguirá, ou seja, "desgastará os santos do Altíssimo". Embora esse versículo fale do fim dos tempos, o espírito do anticristo já está em ação, agindo com o mesmo propósito: nos cansar e nos desanimar no meio das lutas da vida.
O inimigo quer plantar as sementes da apostasia, do abandono da fé. Ele quer que percamos o coração e a fé, para que, quando o momento decisivo chegar, não tenhamos mais força para lutar. Ele quer levar o máximo de pessoas possível com ele.
A Bíblia nos diz que não podemos ser ignorantes quanto às suas estratégias (2 Coríntios 2:11).
O Inimigo Se Alimentará de Nossas Fraquezas
Lucas 4:13 nos mostra que, depois de tentar Jesus, o diabo se afastou "até o tempo oportuno". Ele estava procurando o momento de fraqueza.
Ele se alimenta de nossas vulnerabilidades e se deleita em explorar nossos pontos fracos. Você se sente decepcionado em alguma dessas áreas que mencionei? Sente que está prestes a perecer, com a água da dificuldade acima de sua cabeça? Está a ponto de se afogar em mágoa ou desânimo?
É fundamental que você identifique onde está vulnerável e use o escudo da fé e o cinto da verdade para se proteger. Os ataques do inimigo são como dardos flamejantes, e você precisa levantar o seu escudo.
Efésios 6:13-16 nos exorta a vestir a armadura de Deus para resistir no dia mau, com o cinto da verdade, a couraça da justiça e o escudo da fé, que nos capacita a apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Agora que entendemos que temos um inimigo feroz, o que podemos fazer de forma prática para usar o nosso escudo da fé?
O desejo de Deus é nos levar da tribulação à vitória. E 1 João 5:4 afirma: "o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé".
2. Para superar a decepção olhe para Jesus
Hebreus 12:2 nos diz para mantermos o olhar em Jesus, o autor e consumador da nossa fé.
A fonte de nossa fé é Jesus Cristo e o que Ele fez por nós. Ele é quem começou a nossa fé e quem a completará. Ele sempre estará ao nosso lado.
No meio das dificuldades, o acusador, o inimigo, tenta nos convencer de que não somos dignos da ajuda de Deus. Isso é uma mentira! Você precisa ter a certeza, no seu coração, de que se Deus é por você, quem poderá ser contra você?
O profeta Isaías nos lembra: ² Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Isaías 43:2
Até mesmo grandes personagens bíblicos se sentiram esgotados. Moisés, em certo momento, pediu a Deus para que o matasse (Números 11:11-15). Mas ele levou sua angústia à fonte de sua fé. Josué também se sentiu tão deprimido que quis voltar ao deserto, mas ele buscou o Senhor e recebeu a direção para vencer (Josué 7:7). Nós devemos fazer o mesmo.
3. Para superar a decepção Guarde a Palavra de Deus em Seu Coração
A Palavra de Deus é nossa espada e nosso cinto da verdade. Salmos 119:24-25 afirma: "Teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros. A minha alma se apega ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra".
A Palavra nos reaviva quando estamos abatidos. Ela endireita os caminhos tortuosos. Precisamos aplicá-la à situação que nos aflige, mesmo que nos sintamos fracos e sem forças. A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17).
Jó, que experimentou perdas e dores como poucos, entendeu isso profundamente. Ele valorizava a Palavra de Deus mais do que sua própria comida (Jó 23:11-12).
3. Para superar a decepção Encontre o Propósito de Deus e Desenvolva o Caráter
Romanos 8:28 nos dá uma promessa poderosa: "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito."
As decepções são oportunidades para que o propósito de Deus se manifeste em nossas vidas. São oportunidades para desenvolver um caráter santo e virtuoso. Quando encaramos essas situações com a mentalidade do Reino e um coração de fé, a alegria de Deus se manifesta em meio à dor. E a alegria do Senhor é a nossa força!
Romanos 5:3-4 nos lembra que a tribulação produz perseverança, a perseverança produz caráter, e o caráter produz esperança.
Pense comigo: talvez um relacionamento rompido seja uma chance de aprender a perdoar. Talvez problemas financeiros sejam uma oportunidade de aprender a dar e a colocar o Reino em primeiro lugar.
Tiago 1:2-4 diz: ² Meus irmãos, tende grande alegria quando enfrentardes várias tentações;³ Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.⁴ Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. Tiago 1:2-4
Filipenses 4:11-13 nos ensina uma grande lição através do apóstolo Paulo: "Aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância... Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece."
Quando conseguimos encontrar contentamento em Cristo não só afasta o inimigo, mas também libera a provisão de Deus em meio à provação. E a promessa é clara: "O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus" (Filipenses 4:19).
4. Conforte-se nas promessas de Deus.
Ele nunca nos deixará nem nos abandonará ( Dt 31:6) . Ele será nosso advogado ( 1 João 2:1 ), nosso refúgio ( 2 Sm 22:3 ) e nossa torre forte ( Pv 18:10) .
Ele nos confortará e acalmará ( Isaías 51:12 ), nos cercará com Seu amor ( Salmo 33:22 ) e, um dia, Ele enxugará todas as lágrimas dos nossos olhos ( Apocalipse 21:4 ).
Jesus foi franco com Seus discípulos, e Suas palavras também se aplicam a nós. "Vocês terão sofrimentos neste mundo" ( João 16:33 ).
Um dia, Jesus triunfará sobre a morte, o inferno e a sepultura. Ele enxugará as lágrimas de decepção dos nossos rostos uma última vez e nos mostrará como “a nossa leve e momentânea tribulação [produziu] para nós um peso eterno de glória, acima de tudo incomparável” ( 2 Coríntios 4:17 ).
Até lá, a decepção fará parte da nossa experiência humana. Quando a encontramos, não há problema em chorar. Com a ajuda de Deus, podemos examinar nossas expectativas em oração, encontrar conforto nas promessas de Deus, apresentar nossos desejos a Ele e nos render à Sua vontade.
Veja também
- Pregação sobre Tiago 1:22 Sede Cumpridores da Palavra
- Pregação sobre Fonte de Água Viva João 4:14
- Pregação sobre Gratidão: Lembrar, reconhecer e agir.
Conclusão
Estas são algumas atitudes básicas para vencer as decepções e dificuldades da vida. Se você permitir que Deus trabalhe em você, buscando-O e buscando a Sua Palavra nos momentos difíceis, você encontrará o contentamento e se tornará o vencedor que Deus o chamou para ser.
Você terá derrotado a estratégia do inimigo de te desgastar.
Então, pergunto novamente a você hoje: Onde está a sua fé, diante de todas as dificuldades da vida?
Que não percamos o ânimo, pois no tempo certo ceifaremos, se não desanimarmos (Gálatas 6:9). E que aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: "Ao vencedor, darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus" (Apocalipse 2:7).
- Pregação Transformadora: 100 Mensagens Hernandes Dias Lopes
- A jornada da pregação: Do texto ao púlpito
- Como Preparar Mensagens Bíblicas
Compartilhe nas Redes Sociais!


