Pregação sobre Tiago 1:22 Sede Cumpridores da Palavra
- ²² E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. ²³ Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural;²⁴ porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de como era. Tiago 1:22-24
É um imperativo presente que convoca o leitor a continuar se tornando praticante da Palavra (positivo) e a parar de ser simplesmente ouvinte da Palavra (negativo). Lucas 6:46 , Lucas 11:28, 1 João 2:3, 1 João 3:7
Tiago acaba de incitar seus leitores a acolherem a Palavra da Verdade e, nesta seção, ele elabora o que significa receber a Palavra, mostrando que a aceitação genuína da Palavra é marcada pela prática da Palavra.
Esses versículos expressam a preocupação central de Tiago. Tg 1:22 , 23 , 24 , 25 afirmam e ilustram a necessidade de obediência ativa à Palavra, e Tg 1:26 , 27 retrata a verdadeira natureza da obediência religiosa.
Qualificação do preceito, “Sede prontos para ouvir”: “Sede cumpridores… não somente ouvintes”; não meramente “Fazei a palavra”, mas “Sede cumpridores” sistemática e continuamente, como se esta fosse a vossa atividade regular. Tiago aqui novamente se refere ao Sermão da Montanha ( Mt 7:21 - nota , Mt 7:22 , 23 - nota , Mt 7:24 , 25 - nota , Mt 7:26 , 27 - nota , Mt 7:28 , 29 ).
1. Sejam Cumpridores da Palavra
Cumpridores
( poietes de poieo= fazer, produzir, realizar) descreve alguém que realiza algo como sua ocupação, como um produtor, um poeta ou um autor. O outro sentido descreve um fazedor ou um artista, referindo-se a alguém que faz o que é prescrito, como alguém que guarda a lei (Rm 2:13 ).
Aqueles que pertencem a Jesus são marcados nos ouvidos e nos pés, pois não apenas ouvem a voz de Deus em Sua Palavra de verdade, mas também andam em Seu caminho. A expressão " Cumpridores " enfatiza, portanto, o que eles são, em vez de apenas o que fazem. Um comentarista descreve um fazedor como "uma pessoa cuja vida é caracterizada por energia santa".
Essa palavra carrega consigo a ideia de criatividade, como a de um poeta cuja personalidade inclui um talento criativo.
Seja a palavra poietes usada para descrever um poeta, como mencionado acima, ou (em outra forma - poiema ) para descrever o poder criativo de Deus, como em Efésios 2:10 , ela sempre descreve alguém aplicando suas habilidades criativas ao máximo para realizar algo.
Como Martinho Lutero disse uma vez: "O mundo não precisa de uma definição de religião tanto quanto precisa de uma demonstração".
Mesmo assuntos aparentemente irrelevantes, como genealogias bíblicas, são "proveitosos para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça" ( 2Tm 3:16 ).
Há sete usos de poietes no NT (e nenhum na Septuaginta não apócrifa), sendo a maioria dos usos feita por Tiago...Atos 17:28, Romanos 2:13, Tiago 1:22, Tiago 1:23, Tiago 1:25, Tiago 4:11
Palavra
( logos de légō= falar com palavras; lógica, lógico) significa algo dito e descreve uma comunicação pela qual a mente encontra expressão em palavras.
Quando estudo a Palavra de Deus, minha primeira pergunta não deve ser: “O que vou dizer sobre isso?”, mas sim: “O que vou fazer sobre isso?”
Temos prazer em ensinar a Palavra de Deus, Dizemos: “Amém, é verdade!” Mas é de pouca utilidade para nós, A menos que façamos a Sua vontade.
Considere o privilégio de ouvir a Palavra de Deus . Junto com o privilégio vem a responsabilidade. Onde muito é dado, muito será exigido. Hoje vemos uma escassez de ouvir a Palavra de Deus, não porque não possamos ouvi-la, mas porque não a escutamos.
A audição superficial sem ação sincera é como as brisas que ondulam a superfície do oceano, mas não afetam as marés ou a corrente do Golfo.
Não apenas ouvidores - Tg 1:26 ; Is 44:20 ; Obadias 1:3 ; 1Co 3:18 ; 6:9 ; 15:33 ; Gl 6:3 , 7 ; 2Tm 3:13 ; Tito 3:3 ; 2Pe 2:13 ; 1Jo 1:8 ; Ap 12:9
2. Continuamente nos tornar praticantes
( ginomai ) significa tornar-se, vir a existir ou trazer à existência, e neste versículo a ideia é que devemos continuamente nos tornar praticantes ou, "Tornai-vos praticantes". Fazer sempre supera simplesmente ouvir . Ouvir e atender é o ponto principal. Não seja um hipócrita que ouve a Palavra e não pratica — intelectualmente empanturrado, mas aquém do impacto espiritual.
O imperativo presente exige que a prática da Palavra seja a prática habitual ou estilo de vida de seus leitores. Tiago exige que a prática seja sua prática contínua.
Os crentes nunca devem deixar de ser praticantes da Palavra! Continuem se esforçando para serem praticantes. A voz intermediária acrescenta um sentido reflexivo ("provai-vos a vós mesmos"). O verbo está na segunda pessoa do plural, de modo que ele não está falando apenas a indivíduos.
Há um perigo enganoso em igrejas onde a Palavra da Verdade é pregada fielmente, pois muitos se afastam com a ideia equivocada de que simplesmente sentar-se sob a liderança de um pastor piedoso e talentoso e ouvir sua mensagem resultará automaticamente em crescimento espiritual.
Como alguém bem disse, muitos crentes marcam suas Bíblias, mas não permitem que a Bíblia os marque e direcione suas vidas. Este é um engano perigoso na igreja moderna. Nunca pense que você está "seguro" e amadurecendo espiritualmente simplesmente porque está ouvindo a Palavra.
Em suas considerações finais ao maior sermão já pregado, Jesus enfatizou o ouvir e o fazer, declarando...
Portanto, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente, ( Mt 7:24 , 25 - nota , Mt 7:26 , 27 - nota ).
3. Não apenas como ouvintes
Ouvintes
( akroates de akroaomai= escutar ou ouvir) descrevem primeiramente alguém que ouve, referindo-se principalmente à percepção de sons pelo sentido da audição. O uso deste termo por Tiago implica novamente que, nos tempos antigos, havia leitura pública frequente das Escrituras, juntamente com instrução oral.
Lembrando que Tiago se dirige a seus irmãos judeus, no lar judaico, no processo educacional e no culto na sinagoga, a leitura da Lei em voz alta desempenhava um papel importante na vida judaica.
Acroates é usado 3 vezes por Tiago aqui no capítulo 1 (Tiago 1:22 ; 1:23 ; 1:25)
Romanos 2:13 (nota) pois não ( ou = negação absoluta = sem exceções!) os ouvintes ( akroates ) da Lei são justos ( dikaios = corretamente relacionados a Deus) diante de Deus, mas os praticantes da Lei serão justificados (declarados justos).
Entre os gregos, akroates era um termo comum para pessoas que assistiam a uma palestra, mas não eram discípulos do palestrante. Eram ouvintes que, em vida, não seguiam as instruções dadas.
Mac Arthur escreve que akroates era "um termo usado para descrever alunos que assistiam a uma aula como ouvintes". Um ouvinte geralmente ouve as palestras, mas tem permissão para tratar tarefas e provas como opcionais. Muitas pessoas na igreja hoje abordam a verdade espiritual com a mentalidade de um ouvinte, recebendo a Palavra de Deus apenas passivamente. Mas o ponto de Tiago, demonstrado por suas ilustrações em Tiago 1:23 , 24 , 25 , 26 , 27 ( Tg 1:23 ; 24 ; 25 ; 26 ; 27 ), é que meramente ouvir a Palavra de Deus resulta em religião sem valor (ver nota Tg 1:26 ).
Em outras palavras, o mero ouvir não é melhor do que a descrença ou a rejeição total. Na verdade, é pior! O ouvinte que apenas ouve é iluminado, mas não regenerado. Tiago está reiterando a verdade que ele, sem dúvida, ouviu em primeira mão do próprio Senhor.
Jesus advertiu poderosamente contra o erro de ouvir sem fazer ( Mt 7:21 ). 22 , 23 , 24 , 25 , 26 , 27 - veja notas Mt 7:21 ; 22 ; 23 ; 24 ; 25 ; 26 ; 27 ), assim como fez o apóstolo Paulo ( Rm 2:5 ).
Meramente (apenas)( monos ) significa sem acompanhamento. Ouvir é a única reação. Ouvir não é acompanhado de ação.
- Aquele que só ouve e não faz nada – Atos 26:22 , 23 , 24 , 25 , 26 , 27 , 28 , 29
- Um exemplo de ouvintes e praticantes – Mt 13:1-23
- Um exemplo de dois praticantes e um ouvinte – Mt 25:14 , 15 , 16 , 17 , 18 , 19 , 20 , 21 , 22 , 23 , 24 , 25 , 26 , 27 , 28 , 29 , 30
4. Enganando-vos Com Discursos Falsos
Iludir ( paralogizomai depara= ao lado, ao lado + logizomai = raciocinar, contar) é literalmente raciocinar fora do ponto, raciocinar ao lado (pense nisso como raciocinar com as palavras "ao lado, ao lado ou contra" a Verdade), enganar pela mera probabilidade de que algo seja verdadeiro e, assim, enganar.
Julgar mal. Calcular mal. Trapacear nos cálculos. Representa uma lógica distorcida e, portanto, significa principalmente calcular errado, raciocinar falsamente e, portanto, enganar por meio de um raciocínio falso.
Observe que o presente indica que eles estão continuamente raciocinando com base em uma premissa falsa e, assim, enganando a si mesmos, esse estado de engano espiritual, um lugar perigoso para se estar. O presente descreve ainda um processo de autoengano por meio de raciocínios falaciosos. Esse estado de medo nos lembra da acusação de Paulo em sua segunda epístola aos Coríntios...
Amados, a Palavra de Deus não tem o propósito de nos tornar pecadores mais inteligentes, mas sim de nos tornar mais semelhantes ao Salvador. E assim, conclui-se que não importa o quanto alguém está " na " Palavra, mas sim o quanto da Palavra está " em " nós, renovando e transformando nossa mente ( Rm 12:2+ ; Cl 3: 10+ ; Ef 4:23+ ) , como demonstrado pela nossa mudança de comportamento (não apenas ouvir, mas fazer) (compare 2Co 5:17+ ) .
Observe que Tiago menciona a ideia de autoengano (usando um verbo diferente) novamente no versículo 26…
Muitos ainda determinam sua piedade pela qualidade da audição (por exemplo, sermões) ou da leitura (até mesmo da Palavra de Deus), em vez da ação e da obediência." Jesus adverte explicitamente contra esse erro ( Mt 7:21-27 ; cf. Rm 2:17-25 ).
A ideia de ' enganar ' nesses contextos é clara: ser ' enganado ' é ser cego para a realidade do verdadeiro estado religioso de alguém "erro de cálculo espiritual", que os leva a se iludir . Tal homem não ilude ninguém além de si mesmo! Eles estão se autoiludindo.
O severo e até assustador aviso de Jesus de que " nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz ( presente = continuamente, não perfeitamente, pois ninguém pode fazer isso nesta vida, mas "mantendo" como a direção geral da própria vida) a vontade de meu Pai que está nos céus. " ( Mt 7:21 , 22 , 23 - veja notas - Mt 7:21 ; 22 ; 23 )
Jesus diz que uma das razões pelas quais tão poucos entram pela porta estreita da salvação (cf. Mt 7:13 , 14 - nota ) é o autoengano. Como disse JC Ryle:
O apóstolo Tiago ensinou que qualquer um que ouve a Palavra de Deus, mas não a obedece, está enganando a si mesmo. É como alguém que se olha num espelho, mas segue seu caminho sem mudar ( Tiago 1:22 , 22 , 23 , 24 ). Ele ouve e lê a Palavra de Deus, mas depois a rejeita, não permitindo que as Escrituras o mudem. A pessoa que se olha no espelho da Palavra de Deus, no entanto, ansiando por ser transformada por ela, "não é um ouvinte esquecido" ( Tiago 1:25 ). Ele quer que a Palavra revele suas verdadeiras necessidades e lhe mostre verdades a serem obedecidas. À medida que obedece, ele se torna progressivamente mais semelhante a Jesus. Tiago disse que esse tipo de pessoa "será abençoado no que fizer" ( Tiago 1:25 ).
Tiago 1:12-27 , por exemplo, nos diz como reagir quando tentados.
- Devemos ver os benefícios de resistir à tentação ( Tg 1:12 ),
- assumir a responsabilidade por nossas ações ( Tg 1:13 , 14 , 15 ),
- reconhecer a bondade de Deus ( Tg 1:13 , 17 ),
- nos ver como recipientes de Sua graça ( Tg 1:17 ), exercer paciência ( Tg 1:19 ),
- ouvi-Lo submissamente ( Tg 1:21 ) e
- despojar-nos de toda imundície moral e maldade ( Tg 1:21 ).
5. Contemplar a Si Mesmo
Ele é como ( eiko ) significa assemelhar-se e o tempo perfeito retrata isso como sua condição permanente e coloca vividamente esse homem diante do olhar do leitor.
Um homem que olha seu rosto natural no espelho - Ele percebe claramente quem ele é, falhas e tudo, mas se vira e vai embora.
Olha para ( katanoeo de kata= para baixo [kata pode ser usado para intensificar o significado] +noéo= perceber ou pensar) significa literalmente colocar a mente em algo e, portanto, observar ou considerar com cuidado e atenção.
Significa fixar os olhos ou a mente em e perceber claramente. A questão é que este homem não apenas dá uma olhada passageira. Katanoeo indica que esta pessoa tomou nota do que viu e até implica que seu olhar no espelho revelou algo que precisava de atenção! Esta imagem realmente vale mil palavras!
Espelho ( 2072 ) ( esoptron de eisópsomai = olhar para dentro) é aquilo para o qual se olha e, portanto, um "espelho", mas, na verdade, um pedaço de metal plano, frequentemente bronze, às vezes prata
O ponto principal de Tiago em sua ilustração do homem e do espelho é que este homem esquece rapidamente o que viu no espelho. O espelho não tem culpa. Ele não dá uma falsa impressão, mas mostra ao homem como ele realmente é. Figurativamente, fala de mostrar como é o seu coração, a sua pessoa interior, o seu caráter, algo que um espelho literal não consegue visualizar. (cp. Hb 4:12 , Hb 4:13 )
Para cada ouvinte, a verdadeira Palavra de Deus é como um espelho . Certos pregadores sonham que é seu trabalho pintar quadros bonitos, mas não é assim. Não devemos projetar e esboçar, mas simplesmente dar o reflexo da Verdade de Deus.
Se ouvirmos a Palavra de Deus sem agir, enganamos apenas a nós mesmos ( 1Tia 1:22 ). Mas quando nos examinamos à luz da Palavra de Deus e obedecemos às Suas instruções, Deus nos liberta de tudo o que nos impede de nos parecermos cada vez mais com Ele a cada dia. (Reproduzido com permissão do Ministério Pão Diário . Por favor, não publique o devocional completo sem a permissão deles.)
Para os cristãos, a Bíblia é um atlas da jornada espiritual, mas é muito mais do que isso. Ela é descrita como:
- mais doce que o mel ( Salmo 19:10 - nota ; Sl 119:103 - nota )
- uma lâmpada ( Salmo 119:105 - nota )
- chuva e neve ( Isaías 55:10 , 11 )
- um fogo ( Jeremias 23:29 )
- um martelo ( Jeremias 23:29 )
- água ( Efésios 5:26 - nota )
- uma espada ( Efésios 6:17 )
- alimento sólido ( Hebreus 5:12 , Hebreus 5:14 )
- um espelho ( Tiago 1:23 )
- leite ( 1Pedro 2:2 )
Ele ouviu a Palavra, e chegou ao fim; nenhum eco permaneceu em sua alma. O sermão terminou quando terminou.
Esquecido ( epilanthanomai de epi = em ou sobre - intensifica o significado do verbo seguinte + lanthano = escapar à atenção, permanecer oculto) significa não se lembrar de algo. Transmite duas nuances básicas no NT: esquecer (não se lembrar de informações sobre algo) ou negligenciar (dar pouca atenção a, omitir por descuido ou intenção).
A pessoa que apenas ouve a palavra de Deus sem praticá-la tem o mesmo senso e estabilidade que um homem que se olha no espelho e imediatamente esquece o que viu. As informações que recebeu não lhe trouxeram nenhum benefício.
Uma pessoa saudável olha-se no espelho para fazer algo, não apenas para admirar a imagem. Mesmo assim, um cristão saudável olha para a Palavra de Deus para fazer algo a respeito, não apenas para acumular fatos que não utilizará por ser um praticante da Palavra.
Veja também- Pregação sobre Fonte de Água Viva João 4:14
- Pregação sobre Gratidão: Lembrar, reconhecer e agir.
- Pregação sobre Cura e Libertação Romanos 6: 20,22
Conclusão
Mas aquele que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nela persevera… este será bem-aventurado no que fizer : Se estudarmos atentamente a Palavra de Deus e a praticarmos ( persistirmos nela ), então seremos bem-aventurados
Mas sede praticantes da palavra, e não apenas ouvintes : Devemos receber a palavra de Deus como praticantes , não meramente ouvintes . Confortar-se com o fato de ter ouvido a palavra de Deus quando não a praticou é enganar a si mesmo.
- Pregação Transformadora: 100 Mensagens Hernandes Dias Lopes
- A jornada da pregação: Do texto ao púlpito
- Como Preparar Mensagens Bíblicas
Compartilhe nas Redes Sociais!


