Como a Humildade de Jesus é um Exemplo a Seguir?
Leitura das Escrituras: Filipenses 2:5-8
Introdução:
O maior desejo de todo cristão deve ser que os outros vejam Jesus vivendo em nós. Para que isso seja possível, precisamos adotar a atitude de Cristo, e a principal delas é a humildade. A humildade de Jesus não foi uma fraqueza, mas a expressão de um poder e um amor que nos levam a um exemplo de vida sacrificial.
- ⁵ De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Filipenses 2:5
Paulo aplica a lição antes de declará-la. Em outras palavras, em Filipenses 2:5 temos a exortação (que flui naturalmente de Filipenses 2:1-4 ) e em Filipenses 2:6-11 temos o exemplo da "mente de Cristo", que nós, como igreja e individualmente, devemos praticar como nosso estilo de vida.
A fim de reforçar as fervorosas exortações dadas quanto à humildade de espírito e consideração altruísta pelas coisas dos outros, o apóstolo apresenta o Senhor Jesus Cristo como o exemplo supremo disso, e ao fazê-lo declara as doutrinas excepcionais da fé
I. É Preciso Esvaziar-se a Exemplo de Jesus
- ⁶ Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, ⁷ Mas fez a si mesmo de nenhuma reputação, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; Filipenses 2:6,7
A humildade de Jesus se manifesta em Seu ato de se esvaziar. Ele deixou de lado Sua glória divina para assumir a forma humana, mostrando que a verdadeira grandeza não está em agarrar o poder, mas em abrir mão dele por um propósito maior.
A. A Humildade de Jesus é Divina:
1. Sua Glória Anterior: Antes de vir à Terra, Jesus era igual a Deus (Filipenses 2:5; Colossenses 2:9) e desfrutava de glória com o Pai (João 17:5). Ele não era apenas um ser celestial, mas o Criador de todas as coisas.
2. Ele Se Tornou Homem: O Verbo, que é Deus, se fez carne e habitou entre nós (João 1:14). Para nos salvar, Ele teve que se tornar semelhante a nós em todos os aspectos (Hebreus 2:17, 18), experimentando as mesmas tentações que enfrentamos, embora sem pecar (Hebreus 4:15; cf. Mateus 4:1-11).
B. Como Devemos Seguir Seu Exemplo?
1. Reconhecer que Tudo Vem de Deus: Precisamos reconhecer que nossos talentos, habilidades e oportunidades vêm de Deus (Mateus 25:14; Tiago 4:13-15). Isso nos impede de nos encher de orgulho.
2. Não nos Julgar Maiores do que o Devido (Romanos 12:3): Assim como as partes do corpo precisam umas das outras, nós também dependemos uns dos outros na comunidade de fé. A humildade nos ensina que, apesar de nossas habilidades individuais, não somos autossuficientes.
Cristo, que é "manso e humilde de coração" ( Mt 11:29 ), deve ser nosso exemplo diário de altruísmo. Ele era humilde de espírito e nós devemos ter o mesmo pensamento. Como seguidores de Cristo, devemos imitar o Seu "exemplo" e "seguir os Seus passos" ( 1Pe 2:21 ).
II. É Preciso Servir aos Outros a Exemplo de Jesus
A humildade de Jesus se manifestou em Sua vida de serviço. Ele veio não para ser servido, mas para servir, e Ele nos mostrou que a verdadeira liderança está em servir os outros.
Em seus relacionamentos uns com os outros, tenham a mesma mentalidade de Cristo Jesus, ele escreveu ( Filipenses 2:5 ). Com o desejo de representar com precisão nosso Senhor, ele exortou Seus seguidores a refletir a humildade, o auto-sacrifício e a compaixão de Jesus pelos outros.
A. Jesus Veio para Servir:
1. Ele Ensinou e Curou as Multidões (Mateus 9:35-38): Em vez de buscar o poder ou a fama, Ele Se dedicou a cuidar dos doentes e dos necessitados.
2. Ele Lavou os Pés dos Seus Discípulos (João 13:1-ss): O ato de lavar os pés era a tarefa de um servo, mas Jesus a realizou para dar um exemplo claro de que ninguém é grande demais para servir.
B. Como Devemos Seguir Seu Exemplo?
1. Cuidar das Necessidades dos Outros (Filipenses 2:1-4): Devemos ter a mesma atitude de Jesus, considerando os outros mais importantes do que a nós mesmos e buscando o bem deles.
2. Colocar a Nossa Fé em Ação (Tiago 2:14-ss): A fé sem obras é morta. A humildade nos move a traduzir nossa fé em ações concretas de serviço aos outros.
III. Ele Deu a Sua Vida por Nós a Exemplo de Humildade
O auge da humildade de Jesus foi demonstrado em Sua obediência e sacrifício na cruz. Ele se humilhou até a morte para nos salvar.
Depois de exortar os santos filipenses em Filipenses 2:2-4 a pensarem a mesma coisa, a terem o mesmo amor, a estarem em concordância de coração e em humildade de espírito, a considerarem-se uns aos outros superiores a si mesmos, Paulo diz: " Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus"
A. O Sacrifício Supremo:
1. Obediência até a Morte na Cruz (Filipenses 2:6-8): O sacrifício de Jesus foi o ato de humildade mais profundo. Ele se submeteu à morte mais vergonhosa para cumprir a vontade do Pai.
2. Salvação dos Nossos Pecados: Sua morte nos deu a oportunidade de sermos justificados por Seu sangue (Romanos 5:9) e de ter a reconciliação com Deus, que antes era impossível devido ao nosso pecado (2 Coríntios 5:18, 19).
B. Como Devemos Seguir Seu Exemplo?
1. Dedicar Nossas Vidas ao Senhor: O exemplo de Cristo nos chama a uma vida de total dedicação. Não podemos ficar "em cima do muro", como alguns no Antigo Testamento, servindo a Deus e aos ídolos ao mesmo tempo.
2. Ser Fiéis até a Morte (Apocalipse 2:10): O chamado é para a fidelidade constante, pois a perseverança é crucial. É possível ser fiel por um tempo e cair no final (Ezequiel 18:24), então devemos estar sempre vigilantes, mantendo nossos olhos em Cristo.
Veja também
- Qual é o Caminho para Chegar ao Céu?
- 25 Benefícios de Ser um Cristão
- 40 Exemplos de Vida que Jesus nos Deixou
Conclusão:
A humildade nem sempre é fácil, mas quando somos humildes, estamos sendo semelhantes a Cristo. O verdadeiro desafio não é apenas falar sobre humildade, mas vivê-la todos os dias. Que a nossa vida possa refletir o exemplo de Jesus, para que possamos dizer, como Paulo: "Para mim o viver é Cristo."
Compartilhe nas Redes Sociais!


