O Que Jesus Espera de Nós?
Introdução: Jesus, o nosso Senhor e Salvador, tem certas expectativas para aqueles que O seguem. Se realmente desejamos viver para Ele, precisamos não apenas conhecer essas expectativas, mas também nos dedicar a vivê-las.
Deus quer que O amemos de todo o coração e que nossa obediência seja fruto de um desejo sincero de sermos agradáveis aos Seus olhos.
Certa vez, perguntaram a Jesus qual era o maior mandamento da Lei. Ele respondeu: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. O segundo é este: 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo'. Não há mandamento maior do que estes" ( Marcos 12:30-32 ; cf. Mateus 22:37-39 )
Deus não nos impõe exigências irreais. Ele sabe quão fracos somos (Sl 78:39). Ele sabe que isso leva tempo, muito tempo — e provações. E é obra de Deus. Não podemos desenvolver uma atitude semelhante à de Cristo sem Ele. Precisamos apenas cooperar.
O que Jesus espera de nós? Nesta lição, examinaremos três de Suas principais expectativas, conforme revelado na Bíblia.
I. Jesus Espera que Conheçamos a Sua Palavra
O conhecimento da Palavra de Deus não é opcional para o crente. Jesus esperava que tanto os líderes religiosos quanto os Seus discípulos tivessem um profundo entendimento das Escrituras.
Por meio da fé em Jesus e da orientação do Espírito Santo , podemos experimentar a alegria, a esperança e o propósito que advêm de fazer parte do Reino de Deus. À medida que oramos, exploramos as Escrituras e buscamos outras disciplinas espirituais , nos aproximamos de Deus e alinhamos nossos corações à Sua vontade para nossas vidas na Terra.
A. Ele Esperava Isso dos Líderes Judaicos
1. A Questão do Sábado (Mateus 12:1-14): Quando os fariseus O questionaram sobre a colheita de grãos e a cura no sábado, Jesus não argumentou apenas com lógica, mas com as Escrituras, mostrando que eles não compreendiam o verdadeiro significado da Lei.
2. Casamento e Divórcio (Mateus 19:1-6): Ao ser testado sobre o divórcio, Jesus os lembrou do princípio de Deus na criação, "não tendes lido...?" Ele esperava que eles conhecessem a base de sua própria fé.
B. Ele Esperava Isso de Seus Discípulos
1. A Pergunta de Pedro (Mateus 15:15-ss): Quando os discípulos não entenderam a parábola de Jesus, Pedro pediu uma explicação. Jesus respondeu, "Ainda não compreendeis?". Ele esperava que Seus seguidores buscassem o entendimento de Suas palavras.
2. A Petição de Filipe (João 14:8-ss): Quando Filipe disse, "Senhor, mostra-nos o Pai", Jesus respondeu: "Há tanto tempo estou convosco, e não me tendes conhecido?". Ele esperava que a convivência com Ele levasse ao conhecimento do Pai.
C. Ele Espera Isso de Nós Hoje
1. Devemos Estudar (2 Timóteo 2:15): O apóstolo Paulo exortou Timóteo a se apresentar a Deus como um obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. A nossa fé deve ser baseada no conhecimento da Palavra.
2. Devemos Passar do Leite para a Carne (Hebreus 5:12-14): A Palavra de Deus não é para ser consumida como um bebê que só bebe leite. A maturidade espiritual vem de se aprofundar na Palavra, "para discernir tanto o bem como o mal".
II. Jesus Espera que Sigamos a Sua Palavra
Conhecer a Palavra de Deus é apenas o primeiro passo. A verdadeira prova de nossa fé é a obediência.
Praticando a palavra alcançamos a santidade. Como filhos obedientes, não se amoldem aos desejos da sua antiga ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam vocês também santos em toda a sua conduta , pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo." (1 Pedro 1:14-16)
A. O Homem Sábio e o Tolo (Mateus 7:24-27)
1. Jesus concluiu o Sermão da Montanha com uma parábola poderosa, desafiando Seus ouvintes a não serem apenas ouvintes, mas praticantes.
2. O homem sábio construiu sua casa sobre a rocha (obedecendo à Palavra), enquanto o tolo a construiu sobre a areia (ignorando-a). A tempestade revelou a diferença. A nossa vida será testada, e a obediência é a única base sólida.
B. Suas Palavras nos Preparam para o Julgamento (Mateus 25:1-ss)
1. A Parábola das Virgens (vs. 1-13): Esta parábola nos ensina a estar sempre preparados para o retorno de Cristo, com nossa fé e obediência em dia, como o azeite nas lâmpadas.
2. A Parábola dos Talentos (vs. 14-30): Jesus espera que usemos com diligência os dons e as habilidades que Ele nos deu. Aquele que enterrou seu talento foi repreendido por sua negligência.
3. A Cena do Juízo Final (vs. 31-46): Nesta passagem, Jesus espera que Seus seguidores demonstrem sua fé por meio de ações concretas de amor e serviço aos outros, cuidando dos necessitados.
III. Jesus Espera que Proclamemos a Sua Palavra
A Palavra de Deus não é um segredo para ser guardado, mas uma mensagem para ser compartilhada com o mundo.
Deus quer que sejamos parceiros ativos em Seu reino. Isso significa escolher uma vida que reflita Seu viver correto, Sua graça e Sua paz. Significa viver em um relacionamento amoroso com Ele e com outros crentes, resistindo à tentação .
A. O Seu Exemplo
1. Jesus andou por toda parte ensinando e curando (Mateus 9:35), demonstrando a urgência da mensagem do Reino.
2. Ele não se limitou a pregar apenas nos templos, mas também nas casas (Marcos 2:1-ss) e a grandes multidões (Marcos 6:34).
B. Sua Missão Delegada
1. Ele enviou os Doze (Lucas 9:1-6): Jesus deu poder aos Seus discípulos para curar e expulsar demônios e os enviou para pregar o Reino de Deus.
2. Ele enviou os Setenta (Lucas 10:1-ss): Ele também enviou setenta outros, com o mesmo propósito e poder, mostrando que a missão não era apenas para um pequeno grupo.
C. Nossa Missão Hoje (Mateus 28:18-20)
1. Jesus nos deu a Grande Comissão: ir por todo o mundo e proclamar o evangelho, fazendo discípulos de todas as nações.
2. Temos este tesouro em vasos de barro (2 Coríntios 4:7): A fraqueza de nossa humanidade torna o poder da mensagem de Deus ainda mais evidente.
3. Devemos pregar a palavra a tempo e fora de tempo (2 Timóteo 4:2): O apelo de Paulo a Timóteo nos lembra que a pregação deve ser uma prioridade, independentemente das circunstâncias.
4. "Ai de mim se eu não pregar o evangelho!" (1 Coríntios 9:16): A urgência de Paulo deve ser a nossa.
Veja também
- Como a Humildade de Jesus é um Exemplo a Seguir?
- Qual é o Caminho para Chegar ao Céu?
- 25 Benefícios de Ser um Cristão
Conclusão:
Quando atendemos às expectativas de Cristo, buscando conhecer Sua Palavra, obedecendo a ela e proclamando-a aos outros, podemos ter a confiança em nosso futuro eterno. Que possamos viver de tal forma que as palavras de Paulo ecoem em nossas vidas, como ele disse a Timóteo: "Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza... Sê diligente nestas coisas; e o teu progresso seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem" (1 Timóteo 4:12, 15-16).
Compartilhe nas Redes Sociais!


