Publicidade

Murmuração: Não Cometa o Pecado do Povo no Deserto Êxodo 17:3

Murmuração: Não Cometa o Pecado do Povo no Deserto Êxodo 17:3

  • ³ Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado? Êxodo 17:3


Introdução:

1. Devemos aprender com o exemplo dos israelitas.

2. A partir do exemplo deles, aprendemos sobre murmuração

E murmuraram contra Moisés - Ou "Murmuraram". Assim como no primeiro "teste de água" divino, "o povo murmurou contra Moisés, dizendo: "Que beberemos?" ( Êxodo 15:24 + ) O padrão de reclamação está se desenvolvendo entre o povo de Israel (cf. Êxodo 14:11-12 ; Êxodo 15:24 ; Êxodo 16:2-3 , 7 , 12 ; Êxodo 17:3 ) 

Eles questionaram a proteção de Deus ( Êx 17:3 ). Perguntaram por que Deus os tirou do Egito. Seria para vê-los morrer? Fazemos isso, erradamente, quando acusamos Deus de tentar nos prejudicar em nossa provação.

Publicidade

O Significado de Murmuração

( murmurou )( lun ) é uma palavra que possui dois significados bem diferentes. Aqui em Êxodo 17:3, o significado é claramente resmungar ou murmurar.

O verbo hebraico lûn significa "murmurar". No Nifal, o verbo carrega a ideia de ser "obstinado" ou "teimoso", a partir da ideia de "permanecer" ou "persistir" em um sentido negativo. Portanto, há uma definição resultante de "resmungar" ou "reclamar". 

A Murmuração do Povo no Deserto

Os contextos das ocorrências de lûn em Êxodo abrangem o período entre a abertura do Mar Vermelho e o recebimento dos Dez Mandamentos. Mesmo depois de testemunhar as pragas e a destruição do exército do Faraó, os ex-escravos " murmuraram " contra Moisés porque ficaram sem água por três dias e porque a água encontrada em Mara era amarga ( Êx 15:24 ). 

Dois meses e meio após seu êxodo da escravidão, o povo novamente resmungou contra Moisés e Arão, porque a comida era escassa. Eles desejaram nunca ter saído do Egito, dizendo: "Sentamo-nos ao redor de panelas de carne e comemos à vontade" ( Êx 16:3 NVI ). 

Deus ouviu suas murmurações e enviou maná, mas Moisés repreendeu o povo, dizendo: "As vossas murmurações não são contra nós, mas contra o Senhor" ( Êx 16:8 ). 

Consequências da Murmuração do Povo no Deserto

O padrão de incredulidade e murmuração continuou. Tendo chegado à fronteira sul de Canaã, Moisés enviou doze homens para espionar a Terra Prometida. Apesar da orientação, provisão, proteção e presença milagrosas do Senhor, a incredulidade prevaleceu. Depois que dez espias deram um relatório negativo, os israelitas gritaram e choraram a noite toda, novamente resmungando contra Moisés e Arão, até mesmo ameaçando apedrejá-los (Nm 14:1ss , 10 ). 

A resposta de Deus foi mais severa. Porque Moisés e Arão intercederam para que o Senhor fosse misericordioso com o povo rebelde, Deus os perdoou; Contudo, ninguém que participou dessa rebelião entrou na Terra Prometida

1. Murmuração é Falta de Fé

Os israelitas tinham uma fé em Deus que dizia que, a menos que possamos ver algo agora, não cremos e não creremos. Agora, vamos nos lembrar de Paulo em 1 Coríntios 10:6 , 11 ; essas coisas nos são dadas como exemplos porque somos como Israel. Vemos Deus prover coisas e fazer coisas boas para nós repetidamente e então algo acontece e duvidamos de Deus, nos preocupamos, começamos a reclamar e paramos de confiar.

1. A falta de fé deles ficou evidente - Êx 16:1-7

2. Eles fizeram uma história de pouca fé

  • a. Quando Moisés veio pela primeira vez - Êx 5:20, 21
  • b. Antes da Travessia do Mar Vermelho - Êx 14:10-12
  • c. Necessidade de comida - Êx 16:1-3

Deus está conosco

1. Ele nunca nos deixa nem nos abandona - Mt 28:20; Hb 13:5

2. Ele está conosco em tempos de…
  • a. Adversidade -2Co 1:3-ss
  • b. Tentação -1Co 10:13
  • c. Pecado - 1 João 2:1, 2; 2 Timóteo 2:5; Hebreus 4:14-16

II. Murmuração é falta de Paciência

As cabeças dos hebreus estavam inflamadas de irracionalidade. Seus corações ardiam de fúria contra Moisés. Suas mãos agarravam pedras, prontas para serem arremessadas como bolas rápidas a qualquer momento. 

As circunstâncias os controlavam e, emocionalmente, estavam fora de controle. Sofriam um ataque de pânico e um acesso de raiva ao mesmo tempo, e repreendiam Moisés... Quando você está sem água no deserto, você culpa os outros pelos seus problemas ou clama a Deus?

A. Necessidades Legítimas (Em oposição aos desejos)

1. Em nosso texto, eles precisavam de água

2. O homem precisa de comida, roupas e abrigo hoje.

Fomos ensinados a não nos preocupar

1. Sermão da Montanha - Mt 6:25-33

2. Jesus ensinou pelo exemplo:

  • a. Durante o Seu tempo de tentação - Mt 4:2-4
  • b. Quando os discípulos se esqueceram de trazer pão - Mc 8:13-21

3. Lembre-se da observância de Davi - Sl 37:25

Se formos honestos, teremos que admitir que às vezes reclamamos quando Deus não nos ajuda como desejamos. Nós O acusamos de estar ausente ou desinteressado. Mas quando nosso coração está preocupado com os propósitos de Deus e não com os nossos, seremos pacientes e confiaremos que Ele proverá tudo o que precisamos.

III. Murmuração é Falta de Gratidão

Eles tinham acabado de ser libertados da escravidão ( Êxodo 14:30 ) e deveriam ter se sentido gratos. Em vez disso, começaram a reclamar com Moisés e Arão: "Ah! Quem dera tivéssemos morrido pela mão do Senhor na terra do Egito!" ( Êxodo 16:3 ).

Murmuração: Não Cometa o Pecado do Povo no Deserto Êxodo 17:3

Veja também

Parece que eles nunca estavam satisfeitos e sempre reclamavam da provisão de Deus ( Êxodo 17:1-3 ). Embora o Senhor tenha cuidado de Seu povo no deserto, enviando-lhes "pão do céu" (16:4), eles começaram a desejar outros alimentos ( Números 11:4 ). 

Em vez de se alegrarem com os milagres diários do cuidado fiel e amoroso de Deus, os israelitas queriam algo mais, algo melhor, algo diferente ou até mesmo algo que costumavam ter (vv. 4-6). Eles descontaram suas frustrações em Moisés (vv. 10-14).

1. A gratidão cria fé ao nos fazer olhar para trás

2. Israel deveria ter feito isso (ou seja, as pragas sobre o Egito, o Mar Vermelho Travessia, o maná do céu)

3. Fazemos isso lembrando-nos de tudo o que Deus fez por nós (ou seja, a cruz e a salvação que só é encontrada em Cristo.)

Vencendo a ansiedade

1. A gratidão faz isso nos fazendo olhar para o futuro através de uma lente diferente.

2. Davi não teve ansiedade quando se tratou de Golias - 1Sm 17:34-37

3. Jesus não tinha nenhuma ansiedade
  • a. Ele expressou gratidão antes de alimentar os 5.000 - Jo 6:11
  • b. Ele expressou gratidão antes de ressuscitar Lázaro - Jo 11:41



Conclusão:

1. Nunca devemos nos perguntar se o Senhor está entre nós ou não!

2. Quando nos lembramos de tudo o que Deus fez por nós e das promessas que Ele fez, nós

saberá com certeza que o Senhor está entre nós.


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)