Publicidade

O que Significa sobre esta Pedra Edificarei a Minha Igreja Mateus 16:18

O que Significa sobre esta Pedra Edificarei a Minha Igreja Mateus 16:18

  • ¹⁸ Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja,e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mateus 16:18

Pedro  ( petros  latim = Petrus) é um nome próprio masculino que significa "pedra" e geralmente uma pedra menor que a forma feminina  petra  que se refere a uma rocha maciça ou uma pedra de fundação (por exemplo,  Mt 7:24 + ). Pedro é o equivalente grego do nome siríaco ou aramaico  Cefas  ( Kephas  do aramaico  kay fah ) que foi atribuído a Simão por Jesus

Publicidade

Rocha  ( petra   , feminino do substantivo masculino petros ) refere-se a uma rocha maciça, uma grande extensão de leito rochoso ou um grande afloramento rochoso. 

Todos os usos de petra são traduzidos como rocha (10), rochas (3), rochoso (2). -  Mateus 7:24 ; Mateus 7:25; Mateus 16:18 ; Mateus27:51 ; Mateus 27:60 ; Marcos 15:46 ;; Lucas 8:6 ; Lucas 8:13 ; Romanos 9:33 ; 1 Coríntios 10:4 ; 1 Pedro 2:8 ; Apocalipse 6:15 ; Apocalipse 6:16

Igreja  ( 1577 ) ( ekklesia  de  ek  = fora +  klesis  = um chamado, verbo =  kaleo  = chamar) significa literalmente "chamado para fora" (mas veja a nota de Louw-Nida abaixo) e, como comumente usado no vernáculo greco-romano, referia-se a cidadãos que eram  chamados para fora  de suas casas para se reunirem publicamente ou se reunirem para discutir ou executar assuntos de estado.  Wuest  escreve que "A palavra  assembleia  é uma boa tradução de  ekklesia ". Usos apenas nos Evangelhos - Mateus 16:18 ; Mateus 18:17.

Jesus usou o termo ekklesia para se referir a uma nova entidade que ainda não havia surgido. Ele disse que a construiria no futuro. Ele ainda não estabeleceria Seu reino na Terra, mas edificaria Sua igreja.

A palavra " edificar " também é significativa porque implica a construção gradual da igreja sob o simbolismo de pedras vivas sendo construídas sobre Cristo, a pedra fundamental, conforme indicado em 1 Pedro 2:4-8 . Este seria o propósito de Deus antes da segunda vinda, em contraste com o reino milenar, que se seguiria à segunda vinda.


O Debate sobre a Rocha

O ponto principal da gramática grega é: não se pode modificar um masculino por um feminino. Um substantivo feminino jamais pode modificar um substantivo masculino. A palavra para Pedro, petros , é um substantivo masculino e significa "uma pequena pedra ou seixo". Yeshua disse: "Tu és Pedro — Petros . Tu és uma pequena pedra — um pequeno seixo — tal como as pequenas pedras ou seixos deste riacho que jorra da base do rochedo, que cobria a cidade de Cesareia de Filipe". Por outro lado, quando Ele falou sobre esta rocha , o termo grego que Ele usou foi petra . Petra é um substantivo feminino que significa "uma enorme rocha de penhasco", assim como aquela que ofusca Cesareia de Filipe.

O debate acirra-se sobre se "a rocha" sobre a qual Cristo edificará a Sua igreja.

A primeira visão:

Jesus estava declarando que Pedro seria a "rocha" sobre a qual Ele edificaria a Sua igreja. Jesus parece estar usando um jogo de palavras. "Tu és Pedro (petros) e sobre esta rocha (petra) edificarei a minha igreja." Como o nome de Pedro significa rocha, e Jesus vai edificar a Sua igreja sobre uma rocha, parece que Cristo está unindo os dois. Deus usou Pedro grandemente na fundação da igreja. Foi Pedro quem primeiro proclamou o Evangelho no dia de Pentecostes ( Atos 2:14-47 ). Pedro também foi o primeiro a levar o Evangelho aos gentios ( Atos 10:1-48 ). De certa forma, Pedro era a rocha “fundação” da igreja.

A Segunda Visão

A outra interpretação popular da rocha é que Jesus não se referia a Pedro, mas à confissão de fé de Pedro no versículo 16: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. 

Neste ponto, Jesus declara que Deus havia revelado esta verdade a Pedro. A palavra para "Pedro", Petros, significa uma pequena pedra ( João 1:42 ). Jesus usou um jogo de palavras aqui com petra ("nesta rocha"), que significa uma pedra fundamental, como em  Mateus 7:24 ,  25,  quando Ele descreveu a rocha sobre a qual o homem sábio constrói sua casa. O próprio Pedro usa a mesma imagem em sua primeira epístola: a igreja é construída de numerosas pequenas petros "pedras vivas" ( 1 Pedro 2:5 ) que, como Pedro, confessam que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, e essas confissões de fé são a rocha fundamental da igreja.

Terceira Visão

Muitos intérpretes acreditam que o próprio Jesus é a Rocha em vista.   Os profetas do Antigo Testamento compararam o Messias a uma pedra ( Salmos 118:22 ; Isaías 28:16 ), e Jesus afirmou ser essa pedra ( Mateus 21:42 ). O próprio Pedro identificou Jesus como essa pedra ( Atos 4:10-12 ; 1 Pedro 2:5-8 ), assim como Paulo fez ( Romanos 9:32-33 ; 1 Coríntios 3:11 ; 1 Coríntios 10:4 ; Efésios 2:20 ). Em segundo lugar, essa interpretação explica o uso de duas palavras diferentes, embora relacionadas, para "rocha". Essa visão explica o uso de "isto", visto que Jesus estava presente quando disse essas palavras. O Antigo Testamento usava a figura de uma rocha para descrever Deus ( Deuteronômio 32:4 ; Deuteronômio 32:15 ; Deuteronômio 32:18 ; Deuteronômio 32:30-31 ; Deuteronômio 32:37 ; 2 Samuel 22:2 ; Salmos 18:2 ; Salmos 18:31 ; Salmos 18:46 ; Salmos 28:1 ). Como Pedro acabara de confessar que Jesus era Deus, teria sido natural que Jesus usasse essa figura de Deus para se retratar.

O que Significa sobre esta Pedra Edificarei a Minha Igreja Mateus 16:18

Veja também

Jesus é o fundamento

Novo Testamento se refere explicitamente a Jesus como o fundamento da igreja em outros lugares ( Romanos 9:33 ; 1 Coríntios 3:11 ; 1 Pedro 2:5-8 ), e Jesus se referiu a Si mesmo como o construtor da igreja aqui. Segundo, a declaração de Paulo de que Deus edifica a igreja sobre os apóstolos e profetas descartou Jesus como o fundamento para alguns intérpretes ( Efésios 2:20 ). No entanto, os apóstolos e profetas eram o fundamento em um sentido secundário, Jesus sendo a principal rocha (pedra angular) em torno da qual eles também forneceram um fundamento (cf. 1 Coríntios 3:10-11 ). Terceiro, a proeminência de Pedro entre os discípulos e na igreja primitiva parece, para alguns, argumentar contra Jesus ser o fundamento em vista. Ainda assim, Pedro era apenas o primeiro entre iguais. Sua liderança na igreja não era essencialmente diferente da dos outros apóstolos, como os escritores do Novo Testamento a apresentam.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)