Quem foi Simei na Bíblia? O Homem que Amaldiçoou Davi
Há um total de 18 homens na Bíblia com o nome Simei, todos israelitas e todos encontrados no Antigo Testamento. O Simei que vamos tratar se destaca na Bíblia é o filho de Gera, que fazia parte do clã do rei Saul. Quando o rei Davi foi forçado a fugir de seu filho Absalão , que cobiçava o trono de seu pai, Simei encontrou o rei ao longo do caminho
Eis que saiu dali um homem da família da casa de Saul, cujo nome era Simei , filho de Gera; ele saiu, amaldiçoando continuamente, enquanto Simei residia em Baurim e saiu para proferir insultos infames contra Davi, enquanto a comitiva do rei descia as encostas orientais do Monte das Oliveiras em direção ao Jordão.
Ele atirou pedras em Davi e em todos os servos do rei Davi; e todo o povo e todos os homens poderosos ( gibbor ; Lxx - dunatos - poderosos) estavam à sua direita e à sua esquerda - Simei não está sendo corajoso, mas sim um tolo por atirar pedras em homens poderosos com espadas!
Por que Simei amaldiçoou Davi?
Ao dizer que o SENHOR fez recair sobre ti, Simei, na verdade, ocupa o lugar do SENHOR como juiz dos atos de Davi contra Saul e de sua substituição como rei. Isso é uma calúnia, pois a verdade é que Davi poupou a vida de Saul várias vezes e sempre honrou a posição de Saul como rei ungido.
Simei culpou Davi pela morte do rei Saul durante uma batalha com os filisteus . Saul, de fato, caiu sobre sua própria espada para escapar da captura pelo inimigo (ver 1 Crônicas 10:1–4 ); no entanto, Simei acusou Davi de assassinato e anunciou que essa era a razão pela qual Absalão estava assumindo o reino.
Abisai contra Simei
Então Abisai , filho de Zeruia , disse ao rei: "Por que este cão morto amaldiçoaria o rei, meu senhor? Deixe-me ir agora e cortar sua cabeça - Abisai era irmão de Joabe ( 2Sm 2:18 ), comandante-chefe de Davi, e ambos eram sobrinhos de Davi por meio de sua irmã Zeruia . Abisai está dizendo que Simei é uma pessoa desprezível (desprezível, detestável, odiosa, repreensível, deplorável, repugnante) que deveria ser separada de sua cabeça! Mesmo depois de Simei parecer se arrepender, Abisai ainda diz: "Não deveria Simei ser morto por isso, porque amaldiçoou o ungido do SENHOR?" ( 2Sm 19:21 )
Qual foi a reação de Davi? 2 Samuel 16:5-12
Os homens de Davi queriam matar Simei ali mesmo, mas Davi, em seu desespero, acreditou que o Senhor havia enviado Simei para amaldiçoá-lo ( 2 Samuel 16:11-12 ) e se recusou a permitir que seus homens matassem Simei. Davi e seu grupo retomaram a jornada, e Simei continuou a segui-los, amaldiçoando-os e atirando pedras e terra neles ( 1 Samuel 16:13 ).
Então Davi disse a Abisai e a todos os seus servos: " Vejam , meu filho, que saiu de mim, procura tirar-me a vida; quanto mais este benjamita? " - Davi está dizendo que Simei, um benjamita, tem mais direito de matá-lo do que seu próprio filho Absalão. A NLT parafraseia: "Meu próprio filho está tentando me matar. Este parente de Saul não deveria ter ainda mais motivos para fazer isso?"
Deixe-o amaldiçoar, pois o SENHOR lhe disse . Davi considerou a maldição de Simei como ordenada por Deus, com a implicação de que Deus finalmente o vingaria, como ele explica na próxima passagem.
Ao contrário de Davi em 2 Samuel 16 , gostamos de nos vingar, silenciar nossos críticos, insistir na justiça e consertar tudo. Mas Davi disse àqueles que queriam defendê-lo: “Deixem [Simei] em paz, e que ele amaldiçoe; pois assim o Senhor lhe ordenou” (v.11).
Ao contrário de Davi, muitas vezes queremos silenciar nossos críticos, insistir na justiça e nos defender. Mas, à medida que crescemos em nossa consciência do amor protetor de Deus, nos tornamos menos preocupados com o que os outros dizem sobre nós e mais dispostos a nos entregar ao nosso Pai. Como Davi, podemos dizer de cada crítico: "Deixe-o em paz, e que amaldiçoe" ( 2 Samuel 16:11 ). Isso é submissão humilde à vontade de Deus.
Disse Davi Talvez o SENHOR olhe para a minha aflição e me retribua com o bem em vez da maldição que me lançou hoje . Davi está dizendo que o SENHOR pode ver sua miséria e retribuir-lhe com o bem pela maldição que está recebendo.
Pedido de Perdão de Simei
E Simei, filho de Gera, em 2 Sam. 19:18, prostrou-se diante do rei quando este estava prestes a atravessar o Jordão. Aquele que havia lançado maldições, agora cai, curvado. Ele conhecia o velho ditado "ao vencedor, os despojos" e percebeu que sua cabeça poderia ser um dos "despojos"!
Prostrando-se com o rosto em terra, Simei pediu desculpas por seu comportamento passado e implorou ao rei que não o culpasse por isso ( 2 Samuel 19:18-20 ).
Mas Abisai, filho de Zeruia, disse: "Não deveria Simei ser morto por isso, porque amaldiçoou o ungido do Senhor?"
Novamente, os homens do rei Davi pediram para matar Simei, mas novamente Davi recusou e jurou a Simei que não o mataria.
Após a derrota de Absalão, ele "veio curvado ao rei, suplicando humildemente por perdão, trazendo consigo mil de seus companheiros de tribo benjamitas, e declarando que estava profundamente arrependido de seu crime e que havia apressado toda a casa de Israel a prestar homenagem ao rei" ( 2Sm 19:16-23 ).
2 Samuel 19:23 O rei disse a Simei: "Você não morrerá". Assim o rei lhe jurou.
Davi o perdoou; mas em seu leito de morte, deu a Salomão instruções especiais a respeito de Simei, de cuja fidelidade ele parece ter duvidado ( 1Rs 2:8 , 9 ).
- ⁸ E eis que também contigo está Simei, filho de Gera, filho de Benjamim, de Baurim, que me maldisse com maldição atroz, no dia em que ia a Maanaim; porém ele saiu a encontrar-se comigo junto ao Jordão, e eu pelo Senhor lhe jurei, dizendo que o não mataria à espada. Mas agora não o tenhas por inculpável, pois és homem sábio, e bem saberás o que lhe hás de fazer para que faças com que seus cabelos brancos desçam à sepultura com sangue. 1 Reis 2:8,9
- Jabez 1 Crônicas 4:10
- Mefibosete - 2 Sam. 4: 4
- Nabal 1 Samuel 25: 2-9
A Morte de Simei 1Rs 2:36-46
Ele foi morto por ordem de Salomão, porque havia violado sua palavra ao deixar Jerusalém e ir a Gate para resgatar dois de seus servos que haviam escapado ( 1Rs 2:36-46 ).
Compartilhe nas Redes Sociais!


