Qual é a Relação de Jesus com a Igreja?
Há um relacionamento inquebrável, íntimo e vital entre Jesus Cristo e Sua Igreja (o corpo de todos os crentes). A Igreja não é apenas um grupo de pessoas; ela é o corpo de Cristo na Terra.
Ao falarmos sobre "a igreja", estamos nos referindo à igreja sobre a qual lemos na Bíblia. Biblicamente falando, "a igreja" não é uma estrutura material, mas é composta por aquelas pessoas que Deus chamou do mundo para a luz do Seu Filho amado. A palavra grega para "igreja" significa assembleia.
No Novo Testamento, às vezes é simplesmente chamada de "a igreja" (Efésios 1:22,23). Em outros casos, é descrita como "a igreja de Deus" (1 Coríntios). Também lemos que é identificada como "a igreja do Deus vivo" (1 Timóteo 3:15), "casa de Deus" (1 Timóteo 3:15), "o corpo" de Cristo (Colossenses 1:18,24), "o reino" do Filho de Deus (Colossenses 1:13) ou "o templo de Deus" (1 Coríntios 3:16).
Qual é, então, o papel de Jesus com Sua Igreja? Nesta lição, examinaremos três relações fundamentais que definem o papel soberano de Jesus para com a Igreja.
I. Jesus Estabeleceu Sua Igreja
Jesus é o Fundador, o Arquiteto e o Proprietário da Igreja. Sua existência e autoridade derivam unicamente Dele.
A. Jesus Edificou Sua Igreja:
1. A Grande Confissão de Pedro (Mateus 16:13-16): Jesus perguntou aos discípulos quem Ele era. A confissão de Pedro, "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo," é a rocha (o fundamento da verdade sobre Cristo) sobre a qual a Igreja está construída.
2. Jesus Promete Edificar a Sua Igreja (Mateus 16:17-19): Jesus afirmou: "Eu edificarei a minha igreja." Este é um ato soberano, e a posse é Dele.
3. As Portas do Hades Não Prevalecerão Contra Ela: A Igreja tem uma garantia de vitória; nenhuma força do mal pode destruí-la.
B. Jesus Comprou a Igreja:
1. Ele Comprou a Igreja com Seu Próprio Sangue (Atos 20:28): A Igreja pertence a Jesus porque Ele pagou o preço final por ela.
2. Fomos Redimidos Pelo Seu Sangue (Efésios 1:7; 1 Pedro 1:18, 19): A redenção significa que fomos resgatados da escravidão do pecado. O preço dessa liberdade foi o Seu sangue precioso.
3. Jesus É Dono da Igreja; Ninguém Mais Chega Perto: a. Não há outros salvadores (Atos 4:12). b. Não há outros caminhos para a salvação (João 14:6).
II. Jesus Lidera Sua Igreja
Como Proprietário e Fundador, Jesus também é o Líder e a Autoridade absoluta da Sua Igreja.
A. Ele Tem Toda Autoridade:
1. A Grande Comissão (Mateus 28:18): Jesus declarou: "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra." Esta autoridade é o fundamento para a missão da Igreja.
2. Ele É a Cabeça da Igreja Referindo-se a Cristo, Paulo escreveu: “ Ele é a cabeça do corpo, da igreja, o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência ” (Colossenses 1:18). De acordo com o plano de Deus, a igreja tem uma cabeça — Jesus. Ele não compartilha Sua liderança com ninguém, pois somente Ele deve ter preeminência em todas as coisas. O decreto de Deus é que a igreja esteja sujeita a Cristo (Efésios 5:24).
3. Sua Vontade é Revelada em Sua Palavra (1 Coríntios 14:37): A vontade e os mandamentos de Jesus para Sua Igreja são encontrados exclusivamente nas Escrituras.
B. Ele É a Pedra Angular (1 Pedro 2:4-10):
1. O Cumprimento da Profecia: Pedro aponta que Jesus, a Pedra que os construtores rejeitaram, tornou-se a Pedra Angular, cumprindo a profecia do Antigo Testamento.
2. Todas as Outras Pedras Devem Estar Alinhadas com Ele: A Pedra Angular é o ponto de referência que garante que toda a construção esteja alinhada. Assim, cada crente e cada congregação devem se submeter à autoridade de Cristo.
3. Os Grandes Benefícios (vs. 9, 10): Os que se submetem a Ele tornam-se "geração eleita, sacerdócio real, nação santa," proclamando as virtudes Daquele que nos chamou.
III. Jesus Salva Sua Igreja
O papel mais fundamental de Jesus é o de Salvador e Redentor. A Igreja é o corpo dos redimidos.
A. Ele É o Nosso Grande Redentor:
1. Fomos Salvos Pelo Seu Sangue (Efésios 1:7; Apocalipse 1:5, 5:9): O ato de redenção nos tira da escravidão do pecado.
2. Ele Nos Libertou (Colossenses 1:13, 14; Atos 26:17, 18): Fomos tirados do domínio das trevas e transportados para o reino do Filho do Seu amor.
3. Ele Nos Acrescenta à Igreja (Atos 2:47): A Igreja é o corpo dos salvos. Ninguém pode entrar na Igreja de Cristo a menos que seja salvo por Ele.
B. A Entrada É Somente por Jesus:
1. A Salvação Está em Cristo (2 Timóteo 2:10): A esperança e a vida eterna estão em união com Jesus Cristo.
2. Somos Batizados na Morte de Cristo (Romanos 6:3, 4): O batismo cristão é o ato pelo qual nos identificamos com a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo, entrando em uma nova vida com Ele.
3. Tendo Sido Batizados em Cristo, Revestimo-nos de Cristo (Gálatas 3:26, 27): O processo de se revestir de Cristo é o processo de se tornar parte do Seu corpo, a Igreja.
Veja também
- 10 coisas que você precisa saber sobre a Igreja
- 10 Coisas sobre Cristo e a Igreja
- A Igreja que prega a Palavra 1 Coríntios 1:23
Conclusão:
A igreja pertence a Cristo, visto que Ele a comprou com o sangue que derramou (Atos 20:28). Portanto, a igreja é, com razão, "de Cristo" (Romanos 16:16), visto que Ele é a fonte de vida, propósito e missão para a igreja. Os escritores do Novo Testamento relacionam a igreja a Cristo de várias maneiras. Às vezes, a igreja é comparada a uma vinha (João 15:1-7), a um reino (Colossenses 1:13-18) ou a um corpo (1 Coríntios 12:27). É nessa imagem da igreja como o corpo de Cristo que a Bíblia o relaciona como a cabeça do corpo. A Bíblia mostra a liderança de Jesus em algumas ocasiões no Novo Testamento.
• Jesus disse que existem apenas dois caminhos (Mateus 7:13, 14): o estreito (que leva à vida) e o largo (que leva à perdição).
• Somente Jesus é o Caminho (João 14:6).
• Havia apenas uma porta para a arca (Gênesis 6:16).
• Há apenas uma porta para as ovelhas (João 10:7, 9).
Jesus é o Fundador, o Líder e o Salvador exclusivo da Igreja. Nossa única esperança está Nele.
Compartilhe nas Redes Sociais!


