O que Significa Calçados os Pés na preparação do Evangelho da Paz? Efésios 6:15
- ¹⁵ e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Efésios 6:15
Esta frase é a mais difícil de explicar entre todas as descrições da armadura cristã, e há uma variedade de interpretações por parte dos estudiosos.
Isso pode significar que o
- evangelho é o firme fundamento sobre o qual os cristãos devem permanecer ou
- que o soldado cristão deve estar pronto para sair para defender e espalhar o evangelho.
A maioria das traduções e dos comentaristas favorecem a primeira interpretação.
1. Calçados os Pés
A. Ter calçado
Ter calçado (hupodeodehupó= sob + déo= amarrar) significa literalmente amarrar sob e, portanto, significa amarrar sob os pés e, assim, calçar sapatos ou sandálias.Para permanecer firme, o soldado precisa ter uma base segura.
"Ter calçado" é um particípio médio aoristo , que significa "faça por conta própria". Você não precisa de outra pessoa para fazer você se sentir culpado se não estiver fazendo. Faça porque Jesus é seu Capitão, seu Senhor, sua Vida. Faça porque você tem uma visão elevada da salvação. Faça porque Deus diz para fazer, a fim de que você não perca nenhuma peça da armadura completa de Deus .
Paulo usa o plural aqui, portanto, está se referindo à igreja como um todo, composta por judeus e gentios.
Os sucessos militares tanto de Alexandre, o Grande, quanto de Júlio César foram devidos em grande parte ao fato de seus exércitos estarem bem calçados e, portanto, capazes de empreender longas marchas em uma velocidade incrível em terrenos acidentados.
O termo grego é usado novamente na exortação "e tendo calçado os pés", a responsabilidade do soldado cristão. Se o soldado cristão quiser resistir ao ataque dos demônios, ele deve cuidar para que seus pés estejam devidamente protegidos e equipados.
B. Sandálias
O soldado romano usava sandálias amarradas por tiras sobre o peito do pé e ao redor do tornozelo, e as solas eram densamente cravejadas de pregos. Isso lhe daria uma base firme em caso de ataque.
A proteção dos pés e tornozelos consistia em duas partes:
(1) as sandálias, ou sapatos, que provavelmente eram feitos para cobrir os pés e frequentemente eram equipados com pregos ou cravados com pontas para firmar a fixação no chão; ou
(2) com caneleiras, que eram fixadas às pernas e projetadas para defendê-las de qualquer perigo. Essas caneleiras, ou botas, 1Sm 17:6 , eram feitas de latão e eram de uso quase universal entre gregos e romanos.
Caliga era um sapato pesado cravejado de tachas e usado pelo soldado romano comum. Os soldados que usavam a caliga — ou seja, os soldados comuns — eram conhecidos como caligati. Germânico vestiu a caliga em seu filho pequeno quando estavam entre os soldados. Como resultado, ele foi chamado de "botinhas" e se tornou o imperador Calígula. Muitos de patentes mais altas usavam o calceus. As tachas de ferro cravadas na sola serviam para três propósitos: reforçar a caligae, proporcionar melhor tração ao soldado e permitir que o soldado infligisse danos ao chutá-la.
C. Pés
Pés ( pous ) refere-se ao pé, a parte terminal da perna vertebrada sobre a qual um indivíduo se apoia. O soldado romano usava sandálias chamadas caliga , que eram sandálias com tachas grossas e travas na sola. As travas serviam para firmar-se e permanecer firme diante da batalha.
2. Preparação
A palavra "preparação" é hetoimazo, que era usada no grego clássico no sentido de estabelecimento ou fundação firme. Assim, o soldado cristão deve cuidar para que seus pés estejam equipados com as sandálias que lhe darão uma base firme, ou seja, as boas novas que falam de paz a um coração pecador , pois o Senhor Jesus fez a paz pelo sangue de Sua Cruz, abrindo caminho para um Deus santo se reunir com um pecador crente que em Adão havia sido separado Dele e de Sua vida.
Há 3 usos no NT, os 2 primeiros literais e o que está aqui em Efésios 6:15 é figurativo...
Marcos 6:9 mas que andassem calçados com sandálias; e acrescentou: "Não vistam duas túnicas".
Atos 12:8 E o anjo lhe disse: "Cinge-te (zonnumi) e calça as tuas sandálias". E ele assim o fez. E disse-lhe: "Cinge-te com a tua capa e segue-me".
Paulo aconselha os cristãos convertidos a "revestir-se de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as ciladas do diabo" ( Efésios 6:11 )... pés calçados com a preparação [base firme para o fundamento] do evangelho da paz. Isso sugere o conhecimento firme e sólido do evangelho, no qual o crente pode permanecer firme e inabalável como soldados em seu dever militar.
Preparação (hetoimasiadehetoimos= pronto, preparado) significa prontidão, aptidão para, prontidão ou prontidão. Preparação no sentido ativo de tornar-se pronto. Um estado de prontidão, seja externo ou interno (Sl 10:17).
Observe que hetoimasia também pode significar uma fundação ou base preparada, como frequentemente usado na Septuaginta (LXX) (veja vários usos representativos abaixo).
Aqui estão alguns usos de hetoimasia , que é encontrado 10 vezes na Septuaginta (LXX) ...
Esdras 2:68 E alguns dos chefes das famílias, quando chegaram à casa do Senhor, que estava em Jerusalém, fizeram ofertas voluntárias para a casa de Deus, para a restaurar sobre os seus fundamentos . (hetoimasia)
Esdras 3:3 Então, levantaram o altar sobre a sua fundação (hetoimasia)...
Salmo 89:14 Justiça e juízo são a base (hetoimasia) do teu trono; benignidade e verdade vão adiante de ti.
Zacarias 5:11 Então ele me disse: "Para construir um templo para ela na terra de Sinar; e quando estiver pronto (hetoimasia), ela será colocada ali em seu próprio pedestal."
Isso significa "prontidão, preparação da mente, a preparação que vem do Evangelho cuja mensagem é paz". ( Comentário : Esta interpretação estaria de acordo com a paz que os crentes têm com Deus, porque o Evangelho é como um fundamento que fornece uma base firme na guerra.) ( Comentário de Efésios 6 )
A Versão Amplificada escolhe traduzir este versículo de uma forma que favorece a preparação como indicativo de uma base firme que o soldado cristão agora experimenta como resultado do evangelho da paz...
E tendo calçado os pés na preparação [para enfrentar o inimigo com a estabilidade firme, a prontidão e a prontidão produzidas pelas boas novas] do Evangelho da paz.
A palavra grega (hetoimasia) refere-se à base, ao fundamento ou à base firme de algo. Isso implica que uma compreensão firme e sólida do evangelho de Jesus Cristo me leva a me aprofundar. Quando o diabo me ataca com enganos, tenho uma compreensão e estou firmemente firmado na verdade do evangelho. Os "travões" nas sandálias do crente fornecem uma compreensão firme do que é o evangelho de Jesus Cristo, que Paulo explica ser um evangelho de paz.
3. Evangelho de Paz
Os escritores do Novo Testamento adaptaram o termo Evangelho como a gloriosa mensagem de salvação de Deus para pecadores perdidos, desesperançados e desamparados. Euaggelion é encontrado em várias frases combinadas, cada uma descrevendo o Evangelho como uma joia multifacetada, em vários termos e sob diferentes perspectivas (da NASB, 1977):- o evangelho do reino ( Mt 4:23 + , Mt 9:35 + , Mt 24:14 + )
- o evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus ( Mc 1,1+ ) porque está centrado em Cristo
- o evangelho de Deus ( Mc 1:14 + , Rm 15:16 + , 2Co 11:7 + , 1Ts 2:2 + , 1Ts 2:8 , 9 + , 1Pe 4:17)
- o evangelho do reino de Deus ( Lc 16:16 + )
- o evangelho da graça de Deus ( Atos 20:24 + , Romanos 1:1 + ),
- o evangelho de Seu Filho ( Rm 1:9 + )
- o evangelho de Cristo ( Rm 15:19 + , 2Co 2:12 + , 2Co 9:13 + , 2Co 10:14 + , Gl 1:7 + , Fp 1:27 )
- o evangelho da glória de Cristo ( 2Co 4:4 + )
- o evangelho da vossa salvação ( Ef 1:14 + )
- o evangelho da paz ( Ef 6:15 + )
- o evangelho de nosso Senhor Jesus ( 2Ts 1:8 + )
- o evangelho glorioso do Deus bendito ( 1Tm 1:11 + )
Um evangelho eterno - Apocalipse 14:6
Euaggelion - Mt. 4:23 ; Mt. 9:35 ; Mt. 24:14 ; Mt. 26:13 ; Mc. 1:1 ; Mc. 1:14 ; Mc. 1:15 ; Mc . 8:35 ; Mc. 10:29 ; Mc. 13:10 ; Mc . 14:9 ; Mc. 16:15 ; At. 15:7 ; At. 20:24 ; Rm . 1:1 ; Rm. 1:9 ; Rm. 1:16 ; Rm. 2:16 ; Rm . 10:16 ; Rm . 11:28 ; Rm. 15:16 ; Rm. 15:19 ; Rm. 16:25 ; 1 Co. 4:15 ; 1 Co. 9:12 ; 1 Co. 9:14 ; 1 Co. 9:18 ; 1 Co. 9:23 ; 1 Co. 15:1 ; 2 Co. 2:12 ; 2 Co. 4:3 ; 2Co 4:4 ; 2Co 8:18 ; 2 Co. 9:13 ; 2 Co. 10:14 ; 2Co 11:4 ; 2 Co. 11:7 ; Gal. 1:6 ; Gal. 1:7 ; Gal. 1:11 ; Gal. 2:2 ; Gal. 2:5 ; Gal. 2:7 ; Gal. 2:14 ; Ef. 1:13 ; Ef. 3:6 ; Ef. 6:15 ; Ef. 6:19 ; Fil. 1:5 ; Fil. 1:7 ; Fil. 1:12 ; Fil. 1:16 ; Fil. 1:27 ; Fil. 2:22 ; Fil. 4:3 ; Fil. 4:15 ; Col. 1:5 ; Col. 1:23 ; 1 Tes. 1:5 ; 1 Tes. 2:2 ; 1 Tes. 2:4 ; 1 Tes. 2:8 ; 1 Tes. 2:9 ; 1 Tes. 3:2 ; 2 Tes. 1:8 ; 2 Tes. 2:14 ; 1 Tim. 1:11 ; 2 Tim. 1:8 ; 2 Tim. 1:10 ; 2 Tim. 2:8 ; Fm. 1:13 ; 1 Pe. 4:17 ; Apocalipse 14:6
Evangelho (Proclamar)
Evangelho ( euaggelion deeú= bom +aggéllo= proclamar, contar) é literalmente uma boa mensagem e era de uso comum no primeiro século, indicando boas notícias de qualquer tipo. Uma pergunta comum deve ter sido: "Você tem alguma boa notícia (euaggelion) para mim hoje?"Assim como no Antigo Testamento, entre os gregos, o euaggelion era usado para proclamar notícias de vitória e a morte ou captura do inimigo! Pense nisso em termos de nossos inimigos! Muitas vezes, a notícia era enviada por carta, mas também vinha do campo de batalha, de navio, a cavalo ou de um veloz corredor, que proclamava à cidade ansiosamente aguardada a vitória do exército e a morte ou captura do inimigo.
Outros usos de euaggelion incluíam ficar feliz com o nascimento de um filho, com notícias de um casamento próximo ou com a morte de alguém.
O Culto a César era a religião oficial do Império Romano, na qual o imperador era adorado como um deus. Quando o anúncio do aniversário do imperador era feito, ou a ascensão de um novo César (daí o nome inglês Kaiser & Czar!), o relato de qualquer evento era designado pela palavra euaggelion ou "boas novas".
Os evangelistas do Novo Testamento se apropriaram da palavra, retirando-a do uso secular, e aplicando-a à mensagem da salvação como a "melhor nova" que um homem poderia ouvir!
No contexto da descrição de Paulo sobre a armadura do cristão, sua alusão ao Evangelho não se refere simplesmente a como as pessoas são salvas, que é como alguns interpretam este versículo.
Paulo está nos lembrando de nos fortalecermos na fé e estarmos prontos para a batalha, mantendo nossos pés firmemente plantados na verdade das Boas Novas. Precisamos ter uma compreensão sólida, uma base segura, por assim dizer, em relação ao que as Boas Novas ensinam, especificamente que podemos viver diariamente na vitória da vida de Cristo ( Cl 3:4 ). Muitos cristãos "se sentem" salvos e, ainda assim, não experimentam vitória.
1 Coríntios 15:1-5
Veja também
- O que Significa Vestir a Couraça da Justiça? Efésios 6:14 - Armadura de Deus
- O que Significa Cingidos Vossos Lombos com a Verdade? Efésios 6:14
- Armadura de Deus: As Estratégias para usar em combate! Efésios 6
Paz
Paz ( eirene , do verboeiro= unir ou unir o que foi separado) representa literalmente a união ou união daquilo que havia sido separado ou dividido, restabelecendo assim a unidade. Paz contrasta com conflito e, portanto, denota a ausência ou o fim do conflito.Por que é chamado de evangelho da paz ?
Por causa do pecado de Adão entrando no mundo e afetando todos os homens ( Rm 5:12 - nota ), todos os homens são hostis a Deus e em guerra com Ele. É somente o evangelho de Jesus Cristo, o evangelho da paz , que pode trazer a reconciliação do homem com Deus e estabelecer a paz. Portanto, o evangelho da paz diz respeito às boas novas de que, por meio de Cristo, os crentes estão em paz com Deus e Ele está do lado deles ( Rm 5:6-10 ). É essa confiança no apoio divino que permite ao crente permanecer firme — ele sabe que está em paz com Deus e Deus é sua força (ver Rm 8:31 , 37 , 38 , 39 ).
Sem dúvida, a paz com Deus ( Rm 5:1 - nota ), a única que nos transmite a sensação de liberdade, nos alivia do que nos sobrecarrega e nos dá o espírito de corajosa prontidão para a batalha contra o mal. A expressão "o Evangelho da paz" está associada em outros lugares à ideia da mensagem pregada ( Is 52:7 ; Naum 1:15 ; cf. Rm 10:5 - nota ).
Aqui, porém, a prontidão não é o zelo em proclamar o Evangelho, mas a prontidão em relação ao conflito. A preparação, a prontidão mental com que somos inspirados pelo Evangelho com sua mensagem de paz com Deus, deve ser para nós a proteção e o equipamento que as sandálias que cobrem os pés são para o soldado. Com isso, seremos ajudados a enfrentar o inimigo com coragem e prontidão.
Paulo acrescenta em Romanos 3 que fora de Cristo ninguém é justo, nem mesmo um único... e desconheceram o caminho da paz." ( Rm 3:17 - nota )
Como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: "Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!" ( Rm 10:5 - nota )
Quão amáveis são sobre os montes os pés do que traz boas novas, que faz ouvir a paz, e traz boas novas de alegria, que faz ouvir a salvação, e diz a Sião: O teu Deus reina! ( Isaías 52:7 )
Referências
https://sermonnotebook.org/Ephesians/Ephesians%2048%20-%20Ephesians%206-15%20The%20Boots%20Of%20Peace.htm
https://www.preceptaustin.org/