Publicidade

Estudo Bíblico sobre Salmo 119 Versículo 105 - Explicação

Estudo Bíblico sobre Salmo 119 Versículo 105: O Brilho da Palavra


No versículo 105, o salmista declara que a Palavra de Deus é uma lâmpada para seus pés e uma luz para seu caminho. 

A palavra hebraica para “luz” usada neste versículo significa “ser resplandecente com luz." A definição de resplandecente de Webster é: “brilhando brilhantemente; caracterizado por um brilhante esplendor."

Embora pareça que a Palavra de Deus possa não nos dar respostas específicas para todas as perguntas que temos, certo é que fornece-nos princípios pelos quais devemos viver, servindo assim como nosso guia no meio de um mundo sombrio e mau. 

O desejo de Deus pela vida cristã nunca viola os justos mandamentos que Ele deu por meio de Sua Palavra.

No Salmo 119:105 perceba que "Tua palavra" parece completa quando você lê a definição.   Ela inclui a palavra falada de Deus, Sua palavra escrita, Seus mandamentos, Seu conselho, Seu julgamento e Suas promessas.
Publicidade
   
Ela Brilha no escuro. Pense em algo que brilha. Isto tem a qualidade de brilhar com uma luz refletida brilhante. 

Na escuridão não é difícil de encontrar. Ela brilha. Deus nos mostrará o caminho em que devemos andar. Nós escolhemos seguir?

O versículo 105 afirma que a Palavra de Deus é  uma luz para que o cristão saiba como e onde andar na vida. Leia estes versículos e discuta a questão. (Efésios 4: 1-3 / Efésios5: 1-10 / Miquéias 6: 6-8 / 1 João 1: 5-7). 

Como os cristãos deve andar / viver? 

Para TimDavis  a Palavra de Deus é a nossa luz em um mundo sombrio.   É um farol de luz espiritual na escuridão nos mostrando o caminho de casa. É fácil se perder na vida. Nós temos muitas decisões a tomar e tantas distrações. Mesmo com o melhor das intenções, é fácil se perder. Como encontramos o caminho de volta? Virando-se para Deus. 

É a nossa a nossa luz. 

Mas, o poder deste versículo não está apenas na verdade que ele fala. O poder do versículo também está em aplicar essa verdade em nossas vidas. Quando permanecemos firmes na Palavra e, conforme descrito nos versículos 106-112, a verdade ganha vida. 

Nos Tornamos testemunhos vivos do poder da Palavra de Deus para iluminar vidas obscuras e transformar as pessoas de estarem perdidas em uma jornada com Deus.
Publicidade

John Phillips afirma que um caminho bem iluminado não significa necessariamente que Deus revelará todo o aspecto específico de Sua perfeita vontade para nós, mas a Palavra de Deus nos dá a visão geral e princípios necessários para nos ajudar em todas as situações que surgirem em nosso caminho. 

Contudo, a Palavra de Deus revelará onde colocar no nosso próximo degrau. Isso significa que, ao contemplar para onde ir em seguida, ou o que fazer a seguir, o Santo de Deus, o Espírito lembra um princípio específico da Bíblia que nos mostrará o caminho que devemos seguir.

A luz não apenas mostra o caminho certo, mas também revela o caminho errado, além de expor muitos perigos que podem se apresentar ao longo do caminho.

Pense em como Deus guiou o povo de Israel pelo deserto; durante o dia em que ele liderou eles com uma coluna de nuvens e à noite com uma coluna de fogo (Êx 13: 21f).

Se você sair à noite e não houver lua nem luzes da rua, precisará de uma tocha para que veja para onde está indo.É o mesmo espiritualmente. O mundo em que vivemos é um lugar escuro, mas se você tiver a luz da Bíblia você será capaz de encontrar o seu caminho.

Se você ler a Bíblia e seguir suas instruções, então você permanecerá no caminho certo. A palavra traduzida como "pés" está no singular, portanto é literalmente "meu pé", com a implicação de que Deus guia todos os nossos passos!

A Luz é Cristo


A luz da palavra de Deus nos aponta para a luz de Jesus Cristo. Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue nunca andará nas trevas, mas terá a luz da vida ”(João 8:12). Para encontrar o seu caminho, você não precisa apenas da luz da palavra de Deus, mas também da luz de Cristo.

Tendo declarado sua convicção sobre a palavra de Deus como luz é preciso ter respeito as leis de Deus; "Fiz um juramento e confirmei que seguirei suas leis justas."

Leia Salmo 119:10 e reflita Como a Palavra de Deus ajuda a iluminar seu caminho, especialmente quando vem na direção de Deus para a sua vida?

Por que é importante estar imerso na vida de Deus?

Ler a Palavra em vez de gastar muito tempo lendo as notícias, Facebook, etc.?

A Palavra ilumina o caminho

”A paráfrase da Mensagem diz:“ Com suas palavras eu posso ver onde Vou; eles lançam um raio de luz no meu caminho escuro. ”

No antigo mundo não havia, é claro, eletricidade. Viajar, principalmente à noite, era perigoso e traiçoeiro. 

Spurgeon ressalta: “Não ter lâmpadas fixas cidades do leste, antigamente cada passageiro carregava consigo uma lanterna que ele pode não cair no esgoto a céu aberto ou tropeçar nos montes de [esterco] que contaminou a estrada. Esta é uma imagem verdadeira do nosso caminho através deste escuro  mundo! 

Não devemos saber o caminho, ou como andar nele, se a Escritura, como uma chama ardente, não a revelou ”( TOD , vol. 3, 342).

Uma lâmpada durante a noite e uma luz durante o dia, a palavra de Deus nos guia e dirige. isto nos leva a andar de uma maneira que agrada a nosso Senhor Jesus. O deus desta era, o próprio Satanás pode “cegar a mente dos incrédulos para impedi-los devendo a luz do evangelho da glória de Cristo ”(2 Cor. 4: 4), mas meu Deus, pela Sua Palavra, me conduzirá a Cristo e me mostrará como andar como Cristo. Pela Palavra, posso pensar como Jesus e viver como Jesus. Isto é o poder da Palavra de Deus.

Deus nos ajuda a caminhar

LUZ .- Existem dois versos memoráveis ​​que falam diretamente sobre isso. No v. 105 há um toque tipicamente pratico na referência a "meus pés" e "meu caminho": trata-se de luz poder andar. Mas v. 130 traz à conta seu poder formativo, pelo fato de produzir discernimento espiritual. O argumento "me dê entendimento" (ou "discernimento"), traz essa nuance; Essa ideia é repetida (34, 73, 125, 144, 169). Isto mesmo conceito é expresso em outras palavras na súplica do v. 66.onde a capacidade de julgar corretamente é solicitada, e no testemunho de vv. 98-100, onde a sabedoria ensinada é descrita por Deus e muito maior que o homem.

O Caminho:

Não consegue  descobrir como chegar, aonde está e para onde está indo?  Primeira coisa que um GPS deve estabelecer é a sua posição atual , então você não está  perdido porque agora pode ser direcionado.

A Palavra

1. Deus nos dá a palavra para nos revelar onde estamos  agora mesmo!
2.  Deus nos dá a palavra para nos revelar onde devemos chegar !
3.  Deus nos dá a palavra para nos revelar como chegar !
Publicidade

Luz para o caminho = direção para viver a vida que Deus tem para mim.

- São equivalentes a velas. Use o exemplo da lamparina de óleo onde o óleo é uma ilustração de  Deus, o Espírito Santo.
- Traz luz à escuridão - uma grande melhoria!
- Ilumina os arredores imediatos, mas não muito longe.  Na distância. Podemos ver os próximos passos, mas nós  devemos avançar fielmente para ver mais do caminho
antes de nós!

A Palavra de Deus como GPS para sua vida

  • Se você quer viver uma vida abundante, "há  um aplicativo para isso! " a Palavra de Deus. 
  • Se você deseja criar filhos que se tornem adultos cristãos "Existe um aplicativo para
  • isso!"
  • Se você quer um casamento que reflita o amor tradicional e sacrificial de Cristo e Seus
  • Igreja: "Existe um aplicativo para isso!"
  • Se você deseja administrar um negócio ou liderar outros  com integridade: "Existe um aplicativo para isso!"
  • Se você quer que o legado de sua vida seja um  que honra a Deus: "Existe um aplicativo para isso!"

Existe sabedoria divina de Deus.  Mas a sabedoria que vem do céu é primeiro  de tudo pura; então amante da paz, atenciosa,  missiva, cheia de misericórdia e bons frutos, imparcial  e sincera. Princípio - um abrangente e fundamental  doutrina  com  instruções divinas que o  Espírito Santo chamará a nossa lembrança por meio do  dom do discernimento do Espírito Santo operando  em todo crente.  Deus faz tudo isso por nós!
No versículo 105 todos nós já experimentamos estar em uma sala de escuridão total e, depois, ter a luz de volta e essa metáfora é usada espiritualmente nas Escrituras da Palavra de Deus como a única coisa que pode trazer lux (depois das trevas, luz), seja nos dias do AT Israel, ou na Idade Média, ou a vida de um indivíduo em qualquer dia.

Em tempos sombrios, a tocha da Torá de Deus ilumina o terreno escuro como breu, revela-nos lugares perigosos onde não pisar e ilumina o caminho onde devemos pisar na jornada irregular. 

Às vezes, voltar a descer a montanha pode ser mais perigoso do que subir, especialmente quando a escuridão se instala. 

No versículo 105, a Palavra de Deus ... é considerada tanto um foco (v. 105a) quanto uma fonte de luz (v. 105b). ´É como o feixe de uma lanterna apontado para o próximo passo de um pé no caminho escuro da vida. Como "luz", é como um holofote que penetra nas sombras escuras ao redor da estrada sinuosa à frente.

O próprio Senhor em Sua Palavra fornece uma luz que ultrapassa em muito qualquer forma de iluminação humana.

Estudo Bíblico sobre Salmo 119 Versículo 105 - Explicação
Veja também

Pense nas vezes em que você andou na escuridão sem iluminação.

 Algum de vocês experimentou a dor de bater sua canela em uma mesa de café? 
Ou pisar em legos ou pequenos brinquedos?

Não apenas nos mostra por onde andar, mas por onde não andar. Fornece tanto direção e proteção. 

As ilustrações deste versículo continuam e continuam. 

O versículo 105 é sem dúvida o verso mais famoso deste salmo e talvez o mais famoso ao longo da história


Referências
Phillips, J. (2012). Explorando os Salmos 89–150: Um Comentário Expositivo (Vol. 2, Sl 119: 81–88). Kregel  Publicações; WORDsearch Corp
Light for my Path and Joy for my Heart (Psalm 119:105-112)Preached by Pastor Phil Layton at Gold Country Baptist Church on January 18, 2009www.goldcountrybaptist.org
https://redeemercom.org/wp-content/uploads/2018/12/Psalm-119-Lesson-5.pdf
http://rcnzonline.com/pukekohe/SermonUploads/written/John_Haverland.Your_Word_and_my_Suffering.Psalm_119.Psalm_119_105-112.pdf

Aproveite este Estudo Bíblico para reuniões e Escola Bíblica Dominical




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)