Publicidade

A Transfiguração de Jesus: Significado e Aplicação - Estudo Bíblico Mateus 17:1-9

A Transfiguração de Jesus: Significado e Aplicação - Estudo Bíblico Mateus 17:1-9

Leitura Bíblica: Mateus 17:1-9

Introdução

    1. Pedro, Tiago e João tiveram uma experiência de forma ainda mais profunda: eles viram a glória de Jesus revelada no monte da transfiguração.

    3. Essa visão marcou para sempre suas vidas, e hoje podemos aprender o que ela significa para nós.

    4. A glória de Jesus é revelada na Transfiguração, no Contraste com Moisés e Elias, no Evangelho e na Voz do Pai.

Publicidade

I. A Transfiguração

A. Jesus leva três discípulos ao monte

  • ¹ Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, Mateus 17:1

    1. Ele escolheu Pedro, Tiago e João.

Os outros 9 discípulos foram excluídos. Pedro, Tiago e João tiveram mais acesso aos milagres de Jesus do que os outros discípulos ( Mc 5:37 = filha de Jairo ressuscitada dos mortos, Mc 13:3  = Discurso do Monte das Oliveiras, o que faz sentido para João, que inscreveria o Apocalipse; Mt 26:37 e Mc 14:33  = no Jardim do Getsêmani).

    2. O evangelho não nomeia o monte, mas acredita-se que tenha sido o Monte Hermom.

O Monte da Transfiguração é a montanha onde Jesus foi transfigurado (Mateus 17 , Marcos 9 , Lucas 9). A localização exata da montanha é desconhecida.

        ◦ Era próximo da região onde estavam.

        ◦ Era o ponto mais alto da Palestina.

    3. Isso aconteceu seis dias após a confissão de Pedro em Cesareia de Filipe (Mt 16:13-20).

B. A transformação gloriosa de Jesus

  • ² E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz Mateus 17:2
Transfigurado metamorfose  de  metá  = denota mudança de lugar ou condição +  morfo = formar de morfo = forma, formato referindo-se à forma essencial de uma coisa  ) tem o significado básico de mudança para outra forma.

Homem Jesus foi revelado como o Deus Homem ao ser transformado diante de seus próprios olhos. Não era uma questão de Jesus mudar de forma o significado da transfiguração é que ela demonstra que Jesus é mais do que apenas um mestre humano, mas que Ele é Deus, especificamente o Filho de Deus.

Sem dúvida, o propósito da transfiguração de Cristo em pelo menos parte de Sua glória celestial foi para que o "círculo íntimo" de Seus discípulos pudesse obter uma compreensão maior de quem Jesus era. 

É como se a identidade última do Filho eterno pudesse transparecer; os três discípulos tornam-se “testemunhas oculares da sua majestade” ( 2 Pedro 1:16 ). 

    1. “O seu rosto resplandeceu como o sol, e suas vestes se tornaram brancas como a luz” (Mt 17:2).

    2. Marcos diz: “Suas roupas tornaram-se resplandecentes, muito brancas, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia alvejar” (Mc 9:3).

    3. Lucas acrescenta: “Enquanto orava, a aparência do seu rosto se transfigurou, e sua roupa ficou branca e resplandecente” (Lc 9:29).

    4. Aquela cena confirmava a confissão de Pedro: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16:16).

    5. Também confirmava o testemunho de João: “E vimos a sua glória” (Jo 1:14).


II. A Visão

  • ³ E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Mateus 17:3
Muitos pensam que Moisés e Elias  aparecem por serem representantes da Lei e dos Profetas. Outros discordam dessa interpretação.

A. Moisés

    1. Representava a Lei.

    2. A Lei não podia salvar:

        ◦ A Lei veio por Moisés, mas a graça e a verdade vieram por Jesus (Jo 1:17).

        ◦ A Lei trazia maldição, mas Cristo nos redimiu dela (Gl 3:10-13).

        ◦ A Lei foi apenas um aio para nos conduzir a Cristo (Gl 3:24-25).

B. Elias

    1. Representava os Profetas.

    2. Os profetas viram apenas um vislumbre do Messias:

        ◦ Jesus disse que os discípulos eram bem-aventurados, pois viam e ouviam o que muitos profetas desejaram ver (Lc 10:23-24).

        ◦ Pedro lembra que os profetas investigaram sobre a salvação que haveria de vir (1 Pe 1:10-11).

É significativo que Jesus tenha dito que essa experiência foi uma visão e não a presença física de Moisés e Elias ( Mateus 17:9 ). 

C. Qual seria a conversa no monte?

    1. Moisés, Elias e Jesus falavam da morte que Jesus iria cumprir em Jerusalém (Lc 9:30-31)?

    2. Sem a cruz, não haveria salvação nem para os que viveram no Antigo Testamento nem para os do Novo.

    3. Pela cruz, Jesus atrai todos a si (Jo 12:32; Jo 3:14-15).

    4. Ele é o autor da salvação eterna para os que lhe obedecem (Hb 5:8-9). A salvação vem pelo evangelho (1 Co 15:1-4; Rm 1:16-17). Obedecemos ao evangelho pela fé e pelo batismo (Rm 6:3-4).


IV. A Voz

  • ⁴ E Pedro, respondendo, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias. ⁵ E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o. Mateus 17:4,5
Uma implicação da oferta de Pedro é que ela colocaria os três basicamente no mesmo plano, embora nem o rosto nem as vestes de Moisés nem de Elias exibissem glória. O foco não deveria estar em três homens (dois que eram grandes homens, mas pecadores), mas apenas em Um Homem, o único que foi transfigurado!

A. A oferta de Pedro e a mensagem do céu

    1. Pedro, maravilhado, sugere levantar três tendas: uma para Jesus, outra para Moisés e outra para Elias.

    2. Mas ele não sabia o que dizia, dominado pela emoção.

    3. Essa oferta não agradou a Deus, porque colocava Jesus no mesmo nível de Moisés e Elias.

    4. Então veio a voz do Pai

Deus Pai afirma diretamente a identidade de Jesus como Seu Filho amado , reiterando Sua declaração no batismo de Jesus ( Mt 3:17 + ), e em essência colocando-O acima de Moisés e Elias, ambos reverenciados pelos judeus. O Pai não diz "ouvi-Me", mas "ouvi-O!". A ordem para  ouvi-Lo ( akouo  -  imperativo presente )

No Novo Testamento Deus falou três vezes em condições semelhantes

  1. 'E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.' Mateus 3:17
  2. 'e eis que uma voz vinda da nuvem dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.' Mateus 17:5
  3. Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu, dizendo: Eu já o glorifiquei, e outra vez o glorificarei. João 12:28


  • ⁶ E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo. ⁷ E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo. ⁸ E, erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus.  Mateus 17:6-8

    1. Uma nuvem os envolveu e eles ficaram com medo.

    2. Deus não chama a atenção para Moisés nem para Elias, mas para Jesus, Seu Filho unigênito.

Quando os três discípulos ouviram a voz de Deus, caíram aterrorizados no chão. Jesus acalmou seus medos e, quando abriram os olhos novamente, Moisés e Elias haviam sumido. Somente Jesus estava no meio deles, e o foco deles estava novamente nEle ( Mateus 17:6-8 ). 

Quando Pedro, Tiago e João ouviram a voz do Senhor, “prostraram-se com o rosto em terra, aterrorizados” ( Mateus 17:6 ). Abandonaram a sua ideia inventiva, mas criada por eles mesmos. A presença do Senhor se engrandeceu, e a Sua santidade os trouxe à razão. Jesus conquistou a atenção deles, não subjugando-os com uma repreensão severa, mas engrandecendo a Sua presença até que todo o gênio das suas ideias humanas fosse apagado pelo Seu rosto refulgente.

Quando abandonaram a sua boa ideia e prostraram-se com o rosto em terra diante do Senhor, Ele pôde trabalhar com eles novamente. “Mas Jesus aproximou-se e tocou-os, dizendo: ‘Levantai-vos! Não temais!’” ( Mateus 17:7 ).

    1. Reverência e admiração :

        ◦ Cair no chão reflete a glória e a santidade avassaladoras de Deus.

    2. Temor do Senhor :

        ◦ Encontros com Deus ou Seus mensageiros muitas vezes evocam medo, destacando a fragilidade humana na presença da majestade divina.

    3. Adoração e Submissão :

        ◦ Prostrar-se significa rendição e reconhecimento da soberania de Deus.

    4. Transformação :

        ◦ Esses encontros geralmente levam a profundas mudanças espirituais, como a conversão de Saulo a Paulo.

A frase " somente o próprio Jesus  " ressalta que Ele é suficiente e supremo. Os discípulos devem fixar seus olhos Nele como seu guia, mestre e Salvador. 

III. O Conselho de Jesus

  • ⁹ E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos. Mateus 17:9
Eles tinham acabado de testemunhar o Filho de Deus  em Sua glória. Lucas registra sua obediência à ordem de Jesus, pois eles "guardaram silêncio e não relataram a ninguém naqueles dias nada do que tinham visto." ( Lc 9:36 + ) Jesus está apontando que a ressurreição é central para entender Sua vida e missão e somente após a ressurreição os três discípulos entenderiam a visão bem o suficiente para falar sobre ela de forma inteligente
Cria uma imagem jesus com o rosto brilhando e conversando no monte com três discípulos a noite em meio as arvores

Veja também

Conclusão

    1. Anos depois, Pedro lembrou-se desse episódio (2 Pe 1:16-18).

    2. E explicou o que significa para nós: a Palavra profética foi confirmada; devemos dar atenção a ela, porque não vem da vontade humana, mas da vontade de Deus (2 Pe 1:19-21).

    3. A pergunta é: O que faremos com a mensagem de Deus?

        ◦ Moisés deu a Lei; alguns obedeceram, outros rejeitaram.

        ◦ Elias e os profetas falaram em nome do Senhor; alguns escutaram, outros os perseguiram.

        ◦ Agora, o próprio Pai nos ordena: “Ouvi a Jesus!”

A transfiguração nos mostra que Jesus não é apenas um mestre ou profeta, mas o Filho glorioso de Deus. A Lei e os Profetas apontavam para Ele, mas somente Cristo é o Salvador.

Você está ouvindo a voz de Jesus? Está obedecendo à Sua Palavra?



👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)