Pregação sobre Colossenses 4:2 Perseverai na Oração
- ² Perseverai em oração, velando nela com ação de graças; Colossenses 4:2
1. Perseverai na oração -
Literalmente, o grego diz "a oração dedicada", para que a oração seja enfatizada!
Isso não significa que você só precisa orar o dia todo, mas sim que a dedicação à oração afeta tudo na vida.
Perseverar implica um forte apego, lealdade, ardor ou afeição por alguém ou alguma coisa, neste caso a oração e o ato de orar. Dedicar-se envolve alocar seu tempo e recursos. Há uma entrega de si mesmo.
Quem persevera é ardente, atencioso, comprometido, preocupado, constante, dedicado, leal, firme e verdadeiro. Não é desleal, inconstante, indiferente ou descomprometido. Essas são algumas das ideias envolvidas na imagem de alguém que é dedicado à oração.
Como devemos orar ? Observe as instruções simples de Paulo nesta passagem sobre como orar:
- (1) Persistentemente - dediquem-se
- (2) Vigilantemente - mantendo-se alerta e
- (3) Gratamente
Uma coisa fica bem clara nesta passagem: a vontade de Deus é que oremos!
E uma dessas coisas que deveria ficar bem clara é que a vontade de Deus é que pratiquemos persistentemente a oração a Ele. Podemos nos perguntar como o cumprimento deste aspecto da vontade de Deus tornaria a Sua vontade mais facilmente discernível em outras (todas) as áreas da nossa vida?
Na carta de Paulo aos Tessalonicenses, ele escreve uma passagem paralela concisa na qual os crentes são ordenados a...
Orai( imperativo presente = ordem para continuar em oração) sem cessar (Veja a discussão nas notas sobre 1Tessalonicenses 5:17 )
Na explicação de Perseverar (proskartereo de prós= em palavras gregas compostas prós implica movimento, direção = em direção a, para +karteréo= ser forte, constante, firme, suportar, resistir, suportar o fardo) significa ser sincero em relação a, perseverar.
Descreve uma fidelidade firme e determinada a um certo curso de ação. Significa persistir obstinadamente em uma tarefa, continuar com dedicação, continuar a fazer algo com esforço intenso.
Proskartereo - 1. Mc. 3:9 ; At. 1:14 ; At . 2:42 ; At . 2:46 ; At. 6:4 ; At. 8:13 ; At. 10:7 ; Rm. 12:12 ; Rm. 13:6 ; Col. 4:2 .
Daniel era um homem "muito estimado" por Deus e, portanto, não deveria ser surpresa que ele fosse " dedicado à oração ". As Escrituras registram que, mesmo diante de certa punição, "quando Daniel soube que o documento (proibindo a oração a Deus) estava assinado, ele entrou em sua casa (agora em seu quarto no terraço, ele tinha janelas abertas para Jerusalém); e ele continuou ajoelhando-se três vezes ao dia, orando e dando graças diante de seu Deus, como ele vinha fazendo antes." ( Dn 6:10 + )
O Salmo 119:164 + diz: "Sete vezes ao dia eu te louvo, por causa das tuas justas ordenanças."
Observe que 6 dos 10 usos de proskartereo estão associados à oração!
Lucas, por exemplo, registra que, antes da escolha de um substituto para Judas, "todos, unânimes, perseveravam (proskartereo) na oração, juntamente com as mulheres, Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele". ( Atos 1:14 + )
Mais tarde, ele usa o mesmo verbo para descrever a igreja primitiva em Jerusalém como "constantemente dedicada (proskartereo) ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações". ( Atos 2:42 + )
Novamente encontramos o verbo descrevendo a igreja primitiva: "Dia após dia, perseverando (proskartereo) unânimes no templo, partindo o pão em casa... tomando as refeições juntos com alegria e sinceridade de coração." ( Atos 2:46 + )
Os 12 apóstolos da igreja primitiva declararam que “ nos dedicaremos (proskartereo) à oração e ao ministério da palavra”. ( Atos 6:4 + )
Paulo usa esse verbo na seção prática de Romanos, exortando os santos a serem “alegres na esperança, perseverantes na tribulação, dedicados (proskartereo) à oração”. ( Rm 12:12 - nota )
“Satanás treme quando vê o santo mais fraco de joelhos.”
Proskartereo implica intensificação da força e dedicação persistente. Devemos ser fortes em nossa dedicação à oração, tornando-a uma prioridade que nada pode desalojar.
2. Oração a Deus
Oração (proseuche) é a palavra mais frequente no NT para oração, enfatiza a fervor, sempre se refere à oração a Deus e à oração com um objetivo definido.
Salomão escreve que “a oração dos retos é o seu prazer”. ( Pv 15:8 )
Amados, vocês desejam agradar ao Pai celestial? Então, "dediquem-se à oração".
Encha até a borda as "taças de ouro cheias de incenso (especiarias e gomas aromáticas para queimar), que são as orações (todas as orações já feitas) dos santos. (veja nota Apocalipse 5:8 )
- ⁸ E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. Apocalipse 5:8
Uma exortação semelhante é orar sem cessar ( 1Ts 5:17 ), que ordena, não uma oração ininterrupta, mas constante e recorrente. Como qualquer outra atividade espiritual, tal atitude dedicada à oração exige diligência, para que seu poder não seja esquecido e suas ocasiões e oportunidades não sejam desperdiçadas.
A manutenção de uma vida espiritual eficaz depende da comunhão com o Deus da nossa salvação. A constância na oração deve ser nossa mentalidade contínua devido aos muitos obstáculos à oração fervorosa que são inerentes à natureza (salvos, mas ainda fracos nestes corpos de carne) e ao ambiente (ocupação) dos crentes.
Embora a ênfase principal deste último capítulo de Colossenses seja na vida do cristão no mundo, Paulo apropriadamente começa com a oração, já que ela é o fundamento e a fonte de poder para tal vida.
- Oração clama a Deus por coragem ( Efésios 6:19 ).
- Ela clama pelo envio de tropas e pela localização do alvo ( Atos 13:1 , 2 , 3 ).
- Ela clama por proteção e cobertura aérea ( Mateus 6:13 ; Lucas 21:36 ).
- Ela clama por poder de fogo para abrir caminho para a Palavra ( Colossenses 4:3 ).
- Ela clama pelo milagre da cura para os soldados feridos ( Tiago 5:16 ).
- Ela clama por suprimentos para as forças ( Mateus 6:11 ; Filipenses 4:6 ).
- E ela clama pelos reforços necessários ( Mateus 9:38 ).
3. Velando na Oração e Mantendo-se alerta
Velando - Manter-se alerta ( gregoreuo de egeiro= despertar, despertar do sono) significa manter-se acordado, abster-se de dormir e, portanto, permanecer alerta, velando e pronto para enfrentar perigos ou emergências.
Significa ser rápido para perceber e agir; estar atento. A ideia de alerta enfatiza a prontidão ou prontidão para enfrentar perigos ou aproveitar oportunidades.
Gregoreuo dá a sensação de despertar do sono e sugere a consciência desperta e a atenção atenta à tarefa que devem caracterizar aquele que reza.
Nosso Senhor contou duas parábolas que ilustram a importância da oração persistente, ambas registradas por Lucas. Leia e estude ( Lucas 18:1 , 2 , 3 , 4 , 5 , 6 , 7 , 8+ ; Lucas 11:5 , 6 , 7 , 8 , 9 , 10+ ) . O ponto central de ambas as parábolas é que, se humanos relutantes e pecadores honram a persistência, quanto mais o nosso santo e amoroso Pai celestial?
No contexto atual, gregoreuo transmite a exigência de uma atividade moral e espiritualmente desperta, estando alerta contra os ataques das tentações do pecado e da concupiscência da carne. No Getsêmani, profundamente entristecidos até a morte, nosso Senhor encontrou os discípulos "dormindo e disse a Pedro:
"Então, vocês não puderam vigiar (gregoreuo) comigo nem por uma hora? Vigiem (gregoreuo) e orem , para que não entrem em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." ( Mt 26:38 , 40 , 41+ )
Vigiar e orar são ambos imperativos (ordens - exigindo dependência contínua do Espírito Santo para obedecer ) no presente do verbo (exigindo ação contínua), indicando que a necessidade de vigilância espiritual e prontidão para orar não é uma ocorrência ocasional, mas deve ser nosso hábito e estilo de vida.
Em sua carta aos Tessalonicenses, Paulo lembrou aos irmãos ( 1Ts 5:4 ; 5:5 ; 5:6 )
Sejam sóbrios e estejam alertas (gregoreuo) (ambos os mandamentos exigem dependência do Espírito Santo para obedecer ). ( 1Pe 5:8 , 9 )
"Perseverai na oração, vigiando nela com ações de graças." Ou, mais literalmente, "vigiai nela POR meio de ações de graças." A ideia de vigilância é vigilância e alerta. Você se lembra no Jardim do Getsêmani como Jesus admoestou os discípulos sonolentos ( Mateus 26:41 ): "Vigiai e orai para que não entreis em tentação." Em outras palavras, guardai-vos da tentação vigiando em vossa oração, estando alerta e vigilante. Mas agora Colossenses 4:2 diz que a maneira como vigiamos é "com ações de graças." Guardai-vos com gratidão! ( Veja o sermão completo Guardai-vos com Gratidão )
4. Com Ação de Graças
- ² Perseverai em oração, velando nela com ação de graças; Colossenses 4:2
Ver também Colossenses 2:7 ; Colossenses 3:15 , 17
Com uma atitude de gratidão
Como você pode manter uma atitude de gratidão? Precisamos ser continuamente cheios (controlados, energizados) do Espírito Santo, pois em Efésios 5:18+ Paulo escreve que um dos primeiros "frutos" do Espírito é "sempre dando graças por todas as coisas ( Efésios 5: 20+ ).
Ação de Graças ( eucharista de eú= bem, +charízomai= conceder, dar) significa literalmente algo como "dar o bem" e, portanto, expressa gratidão, aquilo que nunca deve estar ausente de nenhuma de nossas orações (ou de qualquer outra coisa em nossa vida!). A ideia é o reconhecimento grato das misericórdias passadas (presentes e futuras). (cf.Ef 5:20+).
No Apocalipse encontramos o último uso de eucharista no NT , João registrando que "todos os anjos estavam em pé ao redor do trono e dos anciãos e dos quatro seres viventes; e prostraram-se diante do trono e adoraram a Deus, dizendo:
Amém ! Benção, glória, sabedoria, ações de graças, honra, poder e força sejam dados ao nosso Deus para todo o sempre. Amém ( Ap 7:11 , 12+ )
- Oração Perfeita que Emana do Coração. Sal 86
- Ore como Jesus no Getsêmani João 15: 1-17: 26
- O que acontece quando Você Ora no Lugar Secreto? Mateus 6:6
Conclusão
A necessidade de se dedicarem continuamente à oração. Porque a oração é o caminho que Deus nos dá para obtermos dEle o que precisamos ( Lc 11:3-13 ; Tg 4:2 ).
A oração é o meio que Deus designou para que encontremos “graça para socorro em ocasião oportuna” ( Hb 4:16 ).
A oração com ações de graças é o caminho de Deus para obtermos liberdade da ansiedade e recebermos "a paz de Deus" ( Fp 4:6 , 7 ).
Além desses motivos, basta ler o mandamento em 1 Tessalonicenses 5:17 : "Orai sem cessar", e perceber que Deus quer que falemos com Ele. Sim, Ele é onisciente, mas também deseja nossa comunhão. Quando buscamos a face de Deus em oração, fortalecemos nosso relacionamento com Ele.
Seja de joelhos, em pé ou sentados, com que frequência usamos a oração para nos apoiar? Podemos encontrar ajuda em muitas fontes — amigos, conselheiros, livros —, mas não há nada melhor do que o apoio e a força que recebemos de Deus quando oramos.
"A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" ( Tiago 5:16 ). A oração tem poder. Devemos "perseverar na oração, vigiando" ( Colossenses 4:2 ).