Publicidade

Devocional sobre Louvor: Engrandecei ao Senhor Salmos 34:3

Devocional sobre Louvor: Engrandecei ao Senhor Salmos 34:3

Introdução:

O Salmo 34 é dividido em duas grandes divisões no final do  Salmo 34:10 , quando o salmista, tendo expressado seu louvor a Deus, se dirige diretamente aos homens. Os primeiros dez versos são um hino, e os últimos doze um sermão. 

Para maior auxílio ao leitor, podemos subdividir assim: Em  Salmos 34:1-3 , Davi promete bendizer ao Senhor e convida o louvor de outros; em  Salmos 34:4-7  ele relata sua experiência, e em  Salmos 34:8-10  exorta os piedosos à constância da fé. Em  Salmos 34:1-14 , ele dá exortação direta e a segue com ensino didático de  Salmos 34:15-22  até o final.

  • ³ Engrandecei o Senhor comigo,  e todos, à uma, lhe exaltemos o nome. Salmos 34:3

Refletir sobre a grandiosidade do Senhor e exaltar o Seu santo nome. Como nos diz o Salmo 34:3, engrandecei comigo o Senhor, e juntos exaltemos o seu nome. 

Davi não se contentou em louvar a Deus sozinho em particular; ele calorosamente convidou seus companheiros e amigos a se juntarem a ele na exaltação do nome de Deus por Sua bondade. Damos graças publicamente a Deus não apenas para que os homens sejam testemunhas de nossa gratidão, mas também para que sigam nosso exemplo; fortalecidos na fé e transbordantes de gratidão (Cl 2;7).

Publicidade

“Engrandecei ao Senhor… exaltemos o seu nome”

“Engrandecei comigo o Senhor, e juntos exaltemos o seu nome” (Sl 34:3).

Exaltar = ampliar, levantar, sustentar, sustentar altamente

I. Exaltar com Humildade

Obediência e Humildade:

Como filhos de Deus, devemos obedecer à Sua palavra e ser humildes em todos os nossos caminhos. O Salmo 34:3 nos lembra que exaltar o nome do Senhor envolve obedecê-Lo e humilhar-se diante d'Ele.

Não devemos usar o nome do Senhor em vão, conforme nos é instruído em Êxodo 20:7 e Deuteronômio 5:11. Em Hebreus 5:8-9, somos chamados a obedecer ao Senhor.

  • Não se pode usar o Seu nome em vão – Ex. 20:7; Dueto. 5:11
  • Obedeça-o - Heb. 5:8-9
  • Seja humilde – 1 Ped. 5:6
  • “Humilhai-te diante do Senhor, e ele te exaltará” Tiago 4:10

II. Exaltar com Louvores

Cantemos ao Senhor com alegria e gratidão. O Salmo 95:1-3 nos convida a exaltar o nome do Senhor através do louvor e da adoração.

Efésios 5:19 nos orienta a entoar salmos, hinos e cânticos espirituais em nossos corações, louvando ao Senhor com alegria.

2.1. Louvor Verdadeiro:

O louvor ao Senhor não se limita apenas a palavras, mas deve vir do coração. Devemos louvá-Lo com sinceridade e devoção.

Louvar ao Senhor vai além de meras expressões vocais, pois envolve uma atitude de adoração verdadeira.

2.2. Louvor na Casa do Senhor:

  • Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor” (Sl 122:1).
  • Você anseia por momentos de adoração?
  • Devemos adorá-lo em espírito e em verdade - Jo. 4:24  Isaías 2:3; Miquéias 4:2
  • Ou você abandona a adoração? - Heb. 10:25
  • Você O adora em vão? - Mat. 15:9
  • Você adora ídolos? - Atos 17:16-24
  • Você vai ao culto para ser entretido e alimentado com comida? - Atos 8:27; 1 Cor. 11:17-22, 29-34; Rom. 14:17

Assim como o salmista declara em Salmo 122:1, devemos alegrar-nos ao nos reunirmos na casa do Senhor para adorá-Lo em comunhão com nossos irmãos.

Devemos ansiar por momentos de adoração na presença do Senhor, adorando-O em espírito e em verdade (João 4:24).

Publicidade

III. Exaltar com Gratidão

Tanto Davi quanto Paulo nos encorajam a buscar louvor e gratidão constantes. Esses dois homens, que viveram antes e depois da vida de Jesus na Terra, aprenderam que em Deus, e somente nele, esse estado de ser é possível. É difícil, especialmente em momentos difíceis, e nem sempre conseguimos, mas vale a pena a busca.

Primeira Tessalonicenses 5:18 nos diz para “sermos gratos em todas as circunstâncias”; não nos diz para sermos gratos por todas as circunstâncias.

Criar um ritmo de gratidão em meu coração me obriga a desacelerar e a tomar nota de quem Deus é e do que Ele fez em minha vida.

Devemos adorar ao Senhor com todo o nosso coração, buscando uma comunhão genuína com Ele.

A adoração não é apenas um evento, mas um estilo de vida que reflete nossa devoção e fidelidade ao Senhor.

Não devemos abandonar a adoração ao Senhor, pois Ele nos chama a adorá-Lo em todos os momentos e circunstâncias.

Devemos temer a Deus e guardar os Seus mandamentos, como nos ensina Eclesiastes 12:13-14.

Devocional sobre Louvor: Engrandecei ao Senhor Salmos 34:3

Veja também

  1. Em tudo dai graças...Tess 5:18
  2. 3 Motivos para Agradecer...
  3. Reconhecendo as Bençãos das Mãos de Deus

Conclusão:

Que possamos sair daqui hoje com um coração cheio de louvor e adoração ao Senhor. Que o nosso louvor seja verdadeiro e sincero, e que possamos exaltar o nome do Senhor em todos os aspectos de nossas vidas. Lembremo-nos sempre das palavras de Romanos 13:12: "A noite já vai avançada, o dia está próximo; abandonemos, pois, as obras das trevas." Que possamos viver em comunhão com o Senhor, seguindo a Sua palavra e glorificando o Seu santo nome. Amém.


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)